Primeiros smartphones com Firefox OS são lançados hoje para o mundo todo
Geeksphone Keon e Peak são voltados para desenvolvedores
Os dois primeiros smartphones com Firefox OS, voltados para desenvolvedores, foram lançados hoje. A fabricante é a Geeksphone, que é espanhola e sai do circuitinho dos fabricantes tradicionais. Os aparelhos disponíveis, o básico Keon e seu irmão maior Peak, podem ser comprados online com envio para o mundo todo.
O Firefox OS, anteriormente chamado Boot to Gecko, é a investida da Mozilla no mundo dos dispositivos móveis, apresentando um sistema operacional baseado no kernel do Linux e uma framework própria. As apps poderão ser desenvolvidas em HTML5, JavaScript e web APIs.
Keon vem com o hardware mais modesto: 4 GB de armazenamento interno, tela de 3,5 polegadas (320×480 pixels), processador single-core de 1 GHz da Qualcomm, câmera de 3 megapixels e 512 MB de RAM. O preço é de 91 euros (aproximadamente R$ 240, no câmbio de hoje), mais despesas adicionais.
O segundo dispositivo, chamado Peak, vem com tela um pouco maior, de 4,3 polegadas (960×540 pixels) e processador dual-core de 1,2 GHz, 512 MB de RAM, câmera traseira de 8 megapixels e 4 GB de armazenamento interno por 149 euros (R$ 390).
Ambos têm slot para cartão microSD. É válido lembrar que a versão do Firefox OS embarcada nos aparelhos é a Developer Preview, com possíveis bugs e funções ainda a serem adicionadas. No momento da publicação deste post, o site de vendas online estava fora do ar, mas a promessa é de que voltarão em breve.
Experimentamos o Keon durante a Campus Party deste ano:
Firefox OS junta-se ao Ubuntu Mobile e ao Jolla como os sistemas operacionais móveis da nova geração. Será que ainda existe espaço para novos sistemas operacionais móveis num mercado dominado por iOS e Android? Empresas veteranas como BlackBerry e Microsoft continuam correndo atrás do tempo perdido por entrarem no mercado por último. Fatores como ecosistema de aplicativos e qualidade do hardware hoje são decisivos para o sucesso de uma plataforma.
E você, arriscaria comprar algum destes?