Há meses que se comenta a chegada do Spotify ao Brasil. Os rumores se transformaram em quase certeza quando a empresa anunciou, em março deste ano, a abertura de vagas de emprego no país. Mas, se até então ninguém tinha nenhuma previsão consistente quanto à estreia do serviço, agora pelo menos podemos acreditar em uma: setembro de 2013. É o que diz uma matéria publicada ontem pelo Estadão.

Fontes anônimas ouvidas pelo jornal afirmaram que o Spotify já conta com três funcionários no Brasil e deverá ampliar a equipe para cerca de 15 pessoas até o término deste semestre. Se tudo der certo, o serviço estreará oficialmente no país no final do mencionado mês.

E, se já temos serviços de streaming de áudio como Rdio, Deezer e Music Unlimited (da Sony Entertainment) atuando no Brasil, por que o Spotify é tão aguardado? Primeiro porque, quanto mais concorrência, melhor para o consumidor. Segundo porque o Spotify já atua com sucesso em quase 30 países e, poxa, nós também queremos ser um deles!

Spotify para iPad
Spotify para iPad

O Spotify tem um acervo de aproximadamente 20 milhões de músicas, número equiparável às quantidades oferecidas pelo Rdio e pelo Deezer, mas tem entre seus diferenciais a possibilidade de executar também os seus arquivos em MP3 e de armazenar até 3.333 músicas de maneira offline por meio de seus apps (inclusive para desktop).

O serviço também agrada por sua rapidez, por se integrar bem às redes sociais e por oferecer um modo que dá acesso ilimitado ao acervo em troca de anúncios via voz e banners (pelo menos nos Estados Unidos).

Procurados pela Estadão, representantes do Spotify não quiseram comentar os rumores de sua estreia no Brasil. Tomara que isso signifique “sim, estamos mesmo chegando em setembro, mas ainda não podemos falar”.

Leia | Como apagar uma playlist do Spotify

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.