Elon Musk ataca novamente. Depois de apresentar o grandioso conceito de transporte Hyperloop, o cofundador do PayPal e da Tesla Motors veio a público para mostrar um projeto mais simples, mas não menos interessante: um sistema de modelagem 3D baseado em gestos.

Para o reconhecimento dos movimentos, o projeto utiliza o Leap Motion. A interação com as imagens tridimensionais é feita com o óculos de realidade aumentada Oculus Rift e algumas ferramentas auxiliares, como tecnologias da Nvidia. O vídeo abaixo mostra o protótipo em ação:

Sensação de déjà vu? É porque você já viu isso, a não ser que nunca tenha assistido a Iron Man (se este é o seu caso, o vídeo abaixo deve dar uma ajudinha). E não se trata de mera coincidência: após anunciar a iniciativa no Twitter, Jon Favreau, diretor dos filmes do herói, perguntou se a ideia era baseada no Homem de Ferro. A resposta foi (em tradução livre): “Sim. Nós vimos isso no filme e tornamos real. Boa ideia!”.

O projeto está bem no início, claramente. O vídeo protagonizado por Musk até mostra a manipulação de wireframes e a alteração de formato de alguns objetos tridimensionais, mas nada muito avançado. Em outras palavras, no atual estágio a iniciativa não passa de mera curiosidade.

Em contrapartida, o pessoal da SpaceX, o laboratório que Elon Musk montou para lidar com estas iniciativas futuristas (está vendo como é difícil não compará-lo a Tony Stark?), disse que a empresa espera tornar o projeto realmente útil em processos de fabricação em algum momento.

Eu não duvido que eles consigam. Só que, se é para se basear em Iron Man, o desafio mesmo é conseguir fazer esta modelagem usando imagens holográficas. 😉

Com informações: The Next Web

Leia | O que é mockup?

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.