Microsoft volta com o Windows completo
Defenestraram a ferramenta que migrava os dados de PCs com XP ou Vista
Falta um mês para a chegada do Windows 8.1. É bem verdade que o produto será uma atualização gratuita a todos aqueles que já possuem o Windows 8. Para quem não tem, a Microsoft finalmente instituiu que o Windows na versão completa – não mais o upgrade – estará de volta ao mercado. Parece que eles perceberam que nem todo mundo possui o Windows 8 para fazer a atualização.
A migração do Windows 7 para o 8 foi bastante confusa devido à venda exclusivamente do upgrade. Algumas lojas tinham acesso à versão System Builder do Windows, destinada a quem curte montar a própria máquina. Contudo, não era algo amplamente disponível no mercado. Eu mesmo lembro de perguntar sobre o Windows full no lançamento do sistema operacional em São Paulo. Disseram que o foco no momento era em oferecer a atualização. Acabou que o preço do Windows 8 completo nunca foi divulgado pela Microsoft no Brasil.
Tudo isso muda com o Windows 8.1. A Microsoft até revelou os valores para os Estados Unidos: US$ 119,99 pela versão básica e US$ 199,99 pela versão Pro. A Microsoft brasileira ainda não se manifestou sobre os valores previstos para o país (algo me diz que vem susto por aí).
Essa mudança é importante porque a Microsoft acabou com a compatibilidade do Windows 8.1 com versões prévias do Windows. A migração do Windows XP ou Windows Vista para o Windows 8 foi relativamente tranquila porque havia uma ferramenta que automaticamente trazia as informações do usuário de um sistema para o outro. Isso não será mais possível porque o Windows 8.1 não possui um sistema de importação das configurações do XP ou Vista. Quem roda esses sistemas deverá fazer uma instalação limpa.
A Microsoft chegou a informar que “o Windows 8.1 não foi desenhado para instalação em dispositivos rodando Windows XP ou Windows Vista”. Informações como arquivos, configurações e programas não serão transferidos de um para o outro. E o backup disso tudo? Responsabilidade do usuário, segundo a MS.
Além do site oficial do Windows, os consumidores nessa situação poderão comprar a caixinha com o sistema completo também na rede de varejo.
A modificação também tem sua relevância em meio aos profissionais de TI porque o Windows full pode ser executado em máquinas virtuais. Bem dizendo a verdade, o disco de upgrade do Windows 8 instalava tranquilamente numa VM sem sistema operacional. Agora isso foi institucionalizado pela MS.
Sabe quem também ganha com a mudança? Os donos de Macs que desejem executar o Windows 8.1 via Bootcamp. Antes já tinha como, mas de novo, não era uma solução oficial e esse uso não estava previsto na licença do Windows.