No ano passado, o Google comprou a Quickoffice, uma suíte de produtividade para dispositivos móveis que começou lá na era Symbian e depois se adaptou para o mundo do Android e iOS. Era um aplicativo caro, custava quase 15 dólares e até pouco tempo você precisava pagar para tê-la em seu celular. Agora não mais: o Google tornou o aplicativo gratuito.

O Quickoffice é capaz de criar e editar documentos de texto, apresentação e planilhas no formato do Microsoft Office. Ele se integra ao Google Drive, mas não é capaz (pelo menos ainda) de editar os documentos do serviço. Para isso, ele sugere que você utilize o próprio aplicativo do Google Drive, capaz de realizar tal função.

Quickoffice em um tablet Android
Quickoffice em um tablet Android

A compra do Quickoffice pelo Google teve como objetivo fortalecer as ferramentas de produtividade do Google Drive. A empresa também tirou proveito da suite ao trazer o visualizador de documentos integrado em aparelhos da linha Nexus.

O triste é que a compra da suite pelo Google tirou alguns recursos do aplicativo: antes, ele era compatível também com Dropbox, Box.net, Evernote e alguns outros serviços; agora, a única opção de conectividade com a nuvem é o Google Drive. Fica chato para quem gastou dinheiro com o Quickoffice anteriormente.

Para comemorar a chegada, o Google está oferecendo 10 GB gratuitos por 2 anos no Google Drive para quem instalar o Quickoffice até o dia 26 de setembro. O prêmio não chega imediatamente: você deve esperar algumas semanas para que seu Google Drive receba a promoção.

O Quickoffice está disponível para iOS (iPad, iPhone e iPod touch) e Android (tablets e smartphones, com versão 2.2 ou superior). No geral, o aplicativo é bom. Se você não possui uma suíte de produtividade instalada, vale a pena baixá-lo.

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.