Se os rumores estiverem certos, a Microsoft lançará em março uma atualização para o Windows 8.1 que terá mudanças para tornar o uso da interface Metro mais agradável com teclado e mouse. Mas, como acontece com quase todo Windows, uma versão de desenvolvimento do Windows 8.1 Update 1 vazou em vários sites de compartilhamento de arquivos antes do lançamento.

A versão que está circulando na internet é identificada como 9600.16596.WINBLUES14_GDR_LEAN.140114-0237, indicando que foi compilada no último dia 14 de janeiro. Trata-se de uma versão compatível com processadores x64 que traz apenas o idioma inglês. É possível concluir a instalação mesmo sem um serial válido e sem uma conta da Microsoft.

Não há grandes mudanças em relação ao Windows 8.1 lançado em outubro de 2013, mas é possível perceber algumas melhorias para quem não possui um touchscreen. Uma rápida olhada na tela inicial revela os novos botões Pesquisar e Desligar ao lado da foto do usuário. Antes, eles estavam disponíveis apenas na barra de botões, que aparecia ao posicionar o cursor do mouse no canto superior ou inferior direito da tela.

Ao clicar em um dos Live Tiles na tela inicial do Windows 8.1 Update 1, surge um menu de contexto que permite alterar o tamanho (pequeno, médio, largo e grande), desinstalar o aplicativo ou até mesmo fixar um ícone na barra de tarefas da área de trabalho clássica, uma opção que não existe no Windows 8.1.

Após iniciar um aplicativo Metro por meio da área de trabalho, a barra de tarefas continua sendo exibida por alguns instantes e desaparece quando você começa a interagir com o aplicativo. Não é possível voltar a exibir a barra de tarefas colocando o mouse na borda inferior da tela, mas isso provavelmente é um bug da versão de desenvolvimento.

Posicionar o cursor do mouse na parte superior de um aplicativo Metro faz com que seja exibida uma barra com o título do aplicativo e um botão de fechar. Para quem está acostumado com versões anteriores do Windows, isso é bem mais intuitivo que o gesto de arrastar o aplicativo para baixo, algo que faz mais sentido em telas sensíveis ao toque.

Outras pequenas mudanças incluem um atalho para o Painel de Controle clássico nas configurações do computador, o Internet Explorer 11.0.3 e uma listagem de aplicativos com um índice alfabético que lembra o usado no Windows Phone.

Esta não é a última versão interna que temos conhecimento. Recentemente, o WZor publicou imagens de uma versão do Windows 8.1 Update 1 do dia 26 de janeiro, que inicializaria diretamente para a área de trabalho por padrão, pulando a interface Metro. A versão vazada não possui essa modificação e não está claro se a Microsoft pretende mantê-la na versão final.

A Microsoft ainda não confirmou a data de lançamento do Windows 8.1 Update 1. De acordo com Mary Jo Foley, que costuma ter bons contatos, a atualização será liberada no dia 11 de março, curiosamente a segunda terça-feira do mês, data em que a Microsoft costuma liberar atualizações de segurança. Um mês depois, na BUILD 2014, é esperado que a Microsoft mostre as primeiras informações oficiais do Windows 9.

Leia | Como trazer o menu Iniciar clássico de volta ao Windows 8

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.