Surpresa do dia: Chrome Remote Desktop e Google Camera, dois novos apps do Google para Android
Um leva o desktop para a tela do smartphone; o outro é uma câmera com foco regulável
O Google lançou hoje dois aplicativos que não devem mudar sua vida, mas talvez você gostaria de ter no seu smartphone ou tablet Android e nem soubesse disso. Um é o Chrome Remote Desktop (para acesso remoto no Android) e o outro é o Google Camera.
Chrome Remote Desktop deixa você controlar seu computador pelo iPhone
Como acessar o PC remotamente pelo celular (ou outro computador)
Chrome Remote Desktop no Android
O primeiro permite fazer uma conexão entre o smartphone e o desktop e controla o segundo através do primeiro. Se o nome Chrome Remote Desktop lhe parece familiar, é porque ele é um add-on do Chrome e já permitia há um bom tempo que a tela do computador fosse replicada em outros computadores. Com a chegada do app para Android, o mesmo ocorre nos smartphones e tablets autorizados.
Não é a coisa mais confortável do mundo passar de uma tela de 17 polegadas para uma de 5 sem haver adaptações no design – é chatinho de ler e clicar, e há um pequeno lag em tudo – , mas pode servir em algumas situações, como apresentações de trabalho ou para assistir a um filme que esteja no notebook conectado à TV por HDMI sem ter que levantar, ou até assistir direto do smartphone (este último uso foi testado e aprovado para este post).
Google Camera
Já o outro app, que na loja brasileira está como Câmera do Google, é bem auto-explicativo: uma câmera criada pela empresa que faz basicamente tudo que a câmera do seu smartphone já faz, mas vem com uns recursos a mais que podem interessar. O principal deles deve ser o Efeito Foco, que permite arrumar o foco depois da foto feita e decidir o quanto do segundo plano ficará desfocado.
Outras ferramentas da Câmera do Google são Panorâmica e Photo Sphere, além da foto e do vídeo tradicionais. Os dois apps estão disponíveis, por enquanto, somente para Android. Há uma versão do Remote Desktop para iOS (iPhone) prometida para este ano.
Leia | Como usar um celular ou tablet como segundo monitor no PC