As fabricantes não poderão colocar interfaces personalizadas no seu carro, TV ou relógio com Android

Paulo Higa
• Atualizado há 9 meses

Se você não gosta das modificações que as fabricantes fazem nos smartphones e tablets Android, frequentemente incluindo falhas de segurança e recursos desnecessários que deixam os aparelhos mais lentos, saiba que os automóveis, televisores e relógios com Android não sofrerão do mesmo mal. O diretor de engenharia do Google, David Burke, informou que o software por trás desses dispositivos será controlado pelo Google, não pelas fabricantes.

Android Auto, Android TV e Android Wear, portanto, terão uma experiência de uso consistente, independentemente do dispositivo em que estiverem sendo executados. Burke, em entrevista ao Ars Technica, diz: “se você tiver uma TV em um quarto e outra TV em outro quarto, ambas com Android TV, nós queremos que elas funcionem da mesma maneira e tenham o mesmo visual”.

A interface do Android Wear é simples e bonita (e as fabricantes não vão estragá-la)
A interface do Android Wear é simples e bonita (e as fabricantes não vão estragá-la)

Mesmo com o maior controle em relação à interface, o Google ainda permitirá que as fabricantes coloquem aplicativos pré-instalados nos aparelhos que executem funções exclusivas. Nesta página de ajuda, o Google lista os aplicativos adicionais inclusos no LG G Watch e Samsung Gear Live: o relógio da LG vem com relógio mundial e bússola de fábrica; o da Samsung, além da bússola, traz um cronômetro e medidor de batimentos cardíacos.

Por fim, como o Google estará no controle do software, isso significa que a empresa de Mountain View poderá liberar atualizações diretamente para o usuário, evitando o problema que ocorreu nos smartphones e tablets — hoje, só 13,6% dos usuários rodam a última versão do Android, o KitKat. No Android Auto, TV e Wear, a intenção é tornar essas atualizações automáticas e transparentes para o usuário, como o Chrome é hoje no seu PC.

Leia | Como fazer root no Android [Kingo Root]

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.