Ray Ozzie carrega a fama de ser o criador do Lotus Notes e de ter substituído ninguém menos que Bill Gates na função de arquiteto chefe de software da Microsoft, tendo ficado na companhia até 2010. Mas não pense que é suficiente: a sua mais nova investida é o Talko, app que promete melhorar a experiência de comunicação via voz em dispositivos móveis.

Sim, via voz. Segundo o site da ferramenta, vários aplicativos tornaram a conversação por texto mais prática e interessante em dispositivos móveis, mas houve pouco avanço na comunicação falada.

O Talko (pois é, o nome soa esquisito no Brasil) ameniza esta “negligência” oferecendo uma série de recursos. É possível, por exemplo, enviar mensagens de texto ou imagens durante uma chamada, acionar a câmera para mostrar alguma coisa à outra pessoa em tempo real e participar de conversas via voz com vários contatos ao mesmo tempo.

Para a maior parte das situações, chats textuais são mais convenientes – você não precisa responder imediatamente, por exemplo. Talvez este aspecto explique o fato de o Talko ser focado em comunicação corporativa.

Mas será que a novidade convence? O simples envolvimento de Ray Ozzie no projeto é suficiente para um voto de confiança, mas o Talko tem desafios enormes pela frente. A falta de integração com chamadas convencionais é uma delas – se é para ter uma alternativa, muita gente continuará preferindo o Skype.

Outra limitação é a compatibilidade: por enquanto, o Talko funciona apenas no iOS, embora os desenvolvedores já estejam trabalhando em versões para Android e web.

Com informações: Re/code

Leia | Como compartilhar a tela no Zoom

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.