Seagate revela Seven, o HD externo mais fino do mercado
A companhia também anunciou o Personal Cloud, opção de armazenamento que sincroniza com as nuvens e atua como central de mídia
A Seagate vem chamando as atenções nos últimos meses pelos seus HDs com 8 e 10 terabytes para servidores, mas a companhia continua apostando alto em produtos voltados principalmente para o consumidor final. Apresentado na CES 2015, o Seven é um deles. Trata-se do HD externo mais fino do mundo, segundo a empresa. O Seagate Personal Cloud é outro produto de destaque.
O Seven possui 500 GB de capacidade e é fininho mesmo: tem apenas 7 milímetros de espessura. Além de ocupar menos espaço, o dispositivo atrai olhares pelo design que lembra um HD convencional (interno) com ar mais sofisticado, mérito do corpo revestido com aço inoxidável.
Nas especificações, a Seagate não informou as taxas de transferência de dados do modelo, mas o dispositivo utiliza porta USB 3.0, o que indica que a sua velocidade pode chegar a 5 Gb/s, cerca de 600 megabytes por segundo. A alimentação elétrica também fica a cargo desta porta.
Seagate Personal Cloud
A outra novidade, o Seagate Personal Cloud, é um equipamento de backup automático para Windows e OS X, mas que também pode guardar dados de dispositivos Android e iOS. O uso de “cloud” no nome se deve ao fato de a novidade ser capaz de enviar os arquivos armazenados para serviços nas nuvens, como Dropbox, Google Drive e Amazon S3.
Também estamos falando de uma central de mídia: por meio do software Seagate Media, o Personal Cloud pode fazer streaming de áudio e vídeo, inclusive de maneira remota. Assim, se você estiver viajando, por exemplo, poderá se conectar ao HD pela internet para assistir a um filme guardado ali.
Nos Estados Unidos, o Seagate Personal Cloud estará disponível neste mês com capacidades de 3 TB, 4 TB e 5 TB custando a partir de US$ 170. Haverá ainda versões com 4 TB, 6 TB e 8 TB do modelo 2-Bay, que difere do Personal Cloud “normal” por duplicar o conteúdo armazenado, uma forma de evitar infartos caso uma das unidades falhe.
O Seagate Seven também será lançado em janeiro, mas seu preço sugerido não é tão convidativo assim, considerando o custo por gigabyte: cerca de US$ 100.
Ainda não há informação de disponibilização destes produtos no Brasil.
Com informações: SlashGear