O que não falta na internet são rumores sobre o que as próximas versões do iPhone vão ter. Entre bloqueador de celulares em cadeias e até mesmo um sintetizador de voz do Steve Jobs para que Appemaníacos ouçam o iGod falando, o mais quente rumor do momento diz respeito ao software que o iPhone roda.
De acordo com o blog Mashable, a próxima versão do iPhone OS poderia finalmente permitir a multitarefa, ou multitasking. Essa é uma das grandes reclamações a respeito do smartphone da Apple, que proíbe sumariamente que mais de um aplicativo seja executado simultaneamente, como no caso dos computadores pessoais. A única exceção a essa regra é o aplicativo de música nativo do sistema, que pode ser executado mesmo quando um jogo estiver aberto, por exemplo.
A multitarefa já é possível por meio do Jailbreak, processo que – evidentemente – a empresa da Maçã desaprova e abomina. Uma vez que o iPhone é desbloqueado, o dono do aparelho já pode rodar vários programas ao mesmo tempo. Já no iPhone OS 4, essa função seria nativa e aprovada pela Apple.
Em tese, a Apple já estaria desenvolvendo regras para que um programa fique apto a rodar em modo multitarefa. Ou seja, a multitarefa teria que ser “conquistada” caso a caso por cada desenvolvedor de aplicação para o iPhone OS. Dessa forma, a empresa não perderia completamente o controle sobre o recurso.
A desculpa da Apple para não oferecer a multitarefa no iPhone até hoje é que a experiência do usuário pode ser incompleta, uma vez que mais travamentos poderiam acontecer graças aos vários programas rodando juntos. O tempo de bateria também poderia sofrer diminuição, uma vez que mais aplicativos sendo executados resultam em maior uso de processamento. [Flickr: Ninja M.]