Residentes do Egito terão mais dificuldade ao tentar falar com amigos e parentes que moram longe por meio do Skype (ou qualquer outro aplicativo de Voz sobre IP) em conexões de dados. De acordo com a Reuters, as operadoras Vodafone Egito, Mobinil, Etisalat Egito estão obrigadas a bloquear esse tipo de uso em redes 3G, seja para computadores com minimodem USB instalado, seja para smartphones capazes de rodar programas de VOIP.
A regulamentação de telecomunicações do país, que fica no Oriente Médio, prevê que todas as ligações telefônicas internacionais passem pela infraestrutura da Telecom Egito, maior operadora de telefonia egípcia que é em parte controlada pelo governo local.
O que acontece é que a autoridade nacional que fiscaliza e regulamenta as telecomunicações percebeu, nos últimos meses, uma queda acentuada na quantidade de ligações internacionais. Devido a isso, a decisão de proibir chamadas por meio de VOIP foi tomada. “Qualquer tráfego fora do canal internacional [de chamadas telefônicas] é contra a lei“, disse Amr Dadawy, chefe do órgão equivalente à Anatel no Egito.
Em outras palavras: para proteger o mercado de telefonia fixa, que sofre para competir com os preços mais baixos da telefonia através da internet, o governo egípcio optou por simplesmente proibir o Skype no celular. Curiosamente, op VOIP ainda funciona normalmente em desktops.
A Vodafone Egito confirmou que a probição está em vigor e disse que já trabalha nela.