iOS tem falha de segurança que permite roubar facilmente senhas do iCloud
Uma falha de segurança encontrada no aplicativo Mail, do iOS, permite que pessoas mal intencionadas roubem facilmente as senhas do iCloud das vítimas. O bug, que existe pelo menos desde janeiro, consiste em enviar uma mensagem com código HTML contendo uma falsa janela solicitando a senha do usuário — e que não é filtrada pelo cliente de email da Apple.
A vulnerabilidade, descoberta pelo pesquisador Jan Soucek, explora a incapacidade do Mail de filtrar tags HTML potencialmente perigosas. Quando a vítima recebe o email malicioso, uma janela idêntica à original, solicitando nome de usuário e senha, é exibida assim que a mensagem é aberta. E isso é um grande problema, se considerarmos que o iOS realmente costuma exibir a janela em momentos inesperados.
O vídeo mostra como a brecha pode ser explorada:
Como descobrir, então, se a janela é falsa? A diferença básica é que a original é modal, ou seja, você não conseguirá fazer basicamente nada enquanto não clicar no botão OK ou cancelar a operação. Já o formulário falso pode ser facilmente tirado do seu caminho ao apertar o botão Home ou alternar para outro aplicativo. Além disso, caso seu dispositivo tenha Touch ID e você tenha feito login recentemente… há algo errado, né?
Embora instruções em JavaScript sejam ignoradas pelo Mail, é possível montar um coletor de senhas totalmente funcional apenas usando HTML e CSS. E, como o cliente não está filtrando tags perigosas, o email pode ser montado de forma a causar a mínima suspeita possível — fazendo, por exemplo, com que o formulário seja exibido apenas uma vez, em vez de aparecer sempre que o usuário abre a mensagem.
A falha foi relatada à Apple no dia 15 de janeiro e ainda não foi corrigida. Por causa da lentidão, o pesquisador publicou o código-fonte da prova de conceito no GitHub.
Com informações: Ars Technica.