Anac libera uso de celulares durante todo o voo

Gol já permite que passageiros mantenham dispositivos eletrônicos ligados

Lucas Braga
• Atualizado há 3 meses

A Agência Nacional de Aviação (Anac) finalmente liberou o uso de celulares durante todo o voo. A medida chega dois anos após a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos lançar regra similar depois de concluir um profundo estudo que não revelou nenhuma anomalia no uso de eletrônicos durante as viagens áereas.

Avião

A primeira autorização foi emitida na última quinta-feira (2) para a Gol, permitindo que os clientes da companhia aérea continuem usando seus gadgets sem precisar desligá-los nos procedimentos de decolagem e aterrissagem. No entanto, foi mantida a exigência de deixar o dispositivo no modo avião durante todo o voo.

Continua sendo proibido fazer ligações e navegar na internet após o fechamento das portas da aeronave – esse é o momento no qual você deverá ativar o modo avião. Durante os procedimentos de decolagem e aterrissagem, a companhia aérea poderá orientar o passageiro a guardar seu dispositivo no bolsão da poltrona a frente, para evitar que o objeto seja lançado no caso de alguma manobra brusca.

Apesar da Gol ser a pioneira, a Anac está analisando pedidos da Avianca, Azul e TAM. Portanto, não deve demorar muito para que isso se torne padrão em todas as companhias aéreas brasileiras. Enquanto isso não acontece, contente-se em ligar seu dispositivo apenas durante voo em cruzeiro ou quando o aviso de atar cintos de segurança estiver desligado.

Com informações: Folha de S.Paulo

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.