O Skype já permitia que você ocultasse, a partir das opções de configuração, seu endereço IP nas transmissões de vídeo e voz. Mas, com uma atualização que começou a ser liberada nesta semana, o serviço passa a ocultar essa informação por padrão. Há uma boa razão para isso: proteger os usuários que usam o Skype durante jogos online.

Muita gente utiliza o Skype durante as jogatinas para se comunicar com outros participantes do game ou para conversar com quem acompanha o jogo via Twitch, por exemplo. É aí que morava o perigo: com o uso de determinadas ferramentas, era fácil obter o endereço IP da pessoa a partir de seu ID no Skype. Há inclusive inúmeros tutorais espalhados por aí que ensinam como fazer isso.

As pessoas que tinham seu endereço IP descoberto passavam a ser vítimas de ações deliberadas. A grande maioria consistia em ataques de negação de serviço (DDoS) que visavam evitar que a pessoa continuasse no jogo ou tivesse a sua transmissão prejudicada.

skype

Pode até parecer uma simples peraltice de trolls, mas esses ataques vinham tendo consequências sérias para jogadores que, por exemplo, ganham a vida com a transmissão de seus jogos, o que os obriga a recorrer a proxies ou outros meios de proteção.

Houve até casos de extorsão. Entre 2013 e 2014, algumas garotas foram assediadas nos Estados Unidos por um adolescente que exigia, entre outras “tarefas”, fotografias delas nuas, do contrário, os ataques continuariam.

É claro que esse tipo de problema não afetava somente jogadores online: qualquer pessoa que usasse o Skype nas mais diferentes circunstâncias estaria sujeita ao problema. Mas os jogadores foram as vítimas mais frequentes dos ataques, tanto que o update no serviço vem como uma resposta da Microsoft às diversas solicitações desses usuários para o Skype proteger endereços IP.

Segundo a companhia, a medida de segurança está disponível tanto no Skype para desktop quanto nas versões móveis do software, basta fazer a atualização.

Com informações: VentureBeat

Leia | Como esconder meu IP?

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.