Locaweb: É errado dizer que a Red Hat tem responsabilidade
Parece que finalmente a Locaweb e a Red Hat se acertaram no que diz respeito ao ataque promovido por um hacker supostamente turco na sexta-feira que passou (17/setembro). Em um comunicado à imprensa e aos clientes, a Locaweb ressaltou que a Red Hat não deve ser responsabilizada pela falha que ocasionou o ataque malicioso do hacker.
De acordo com a empresa de hospedagem, a licença que ela possui junto à Red Hat não inclui o suporte técnico a servidores. “Desta forma, como a Locaweb já havia, inclusive, afirmado, é errado interpretar que a Red Hat tenha qualquer responsabilidade neste caso”, afirma o comunicado.
Num primeiro momento, a Locaweb chegou a dizer que a falha foi ocasionada por uma vulnerabilidade presente no Linux oferecido pela Red Hat, que ela utiliza em seus servidores. Imediatamente a Red Hat veio a público para informar que tal brecha de segurança era comum ao kernel do Linux, mas que seus clientes já haviam recebido um patch com a correção fazia mais de um mês — o que não era o caso da Locaweb.
Em seu posicionamento mais recente, a Locaweb afirma que utiliza diversas distribuições Linux, “algumas inclusive derivadas da própria Red Hat, como CentOS e outras”, conforme explica o comunicado. A empresa ainda aproveitou para ressaltar que a menção à Red Hat “não foi feita com intenção de imputar culpa a esta”, mas apenas para fornecer esclarecimentos técnicos a seus clientes.
Até o momento a Locaweb não informou quantos websites foram efetivamente alvos do deface de sexta-feira.