Desde que a Wikipedia decidiu incluir vídeos nos milhões de verbetes que atualmente estão em seu índice, tem que se preocupar com uma questão que o YouTube já conhece faz tempo: distribuir conteúdo audiovisual custa caro; bem mais caro que os textos e imagens aos quais a Wikipedia já está acostumada. Para evitar ficar no vermelho, a empresa adotou recentemente uma tecnologia de P2P para exibição desses vídeos.

Urinho bonitinho

Em um anúncio feito hoje, a Wikipedia afirma que os custos de transmissão de dados poderiam eventualmente comprometer o orçamento da Fundação Wikimedia. Graças a uma tecnologia europeia, no entanto, a Wikimedia ao menos por enquanto vai distribuir seus vídeos de forma descentralizada.

Para tanto, o usuário deverá ter o plugin Swarmplayer instalado na própria máquina. Disponível somente para Firefox, o software faz com os vídeos da Wikipedia automaticamente passem a ser baixados por meio do P2P, e não da forma tradicional — puxando os arquivos dos servidores da Fundação Wikimedia.

A diferença básica entre o que o Swarmplayer oferece e o BitTorrent comum é que, no último, a distribuição dos blocos de dados é feita fora de ordem, e depois que tudo é baixado, o arquivo final é “remontado”. No caso do Swarmplayer, o vídeo não pode ser exibido fora de ordem, então o que acontece é que a parte inicial do vídeo é baixada diretamente do servidor, enquanto o resto fica dependendo dos usuários conectados na rede P2P.

A Wikipedia contou com o auxílio da P2P-Next, um consórcio europeu que pesquisa esse tipo de troca de dados. A próxima meta da P2P-Next é inventar uma forma de substituir as transmissões de televisão pelo ar. isso.

Com informações: Ars Technica.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.