O ano de 2010 foi um ano cheio de gadgets. Como qualquer outro, uma grande parcela deles foi anunciada já em janeiro, durante a maior feira de eletrônicos do mundo, a CES. Mas o resto do ano também teve sua parcela de aparelhos bacanas. Pensando neles, fiz uma pesquisa pelas 30 páginas de arquivos de gadgets do TB para trazer para você os eletrônicos que de alguma forma se destacaram ao longo do ano, variando entre os estupidamente simples até os simplesmente estúpidos.

Sem mais delongas, eis aqui a lista dos 10 gadgets que marcaram o ano, de forma boa ou ruim, organizados por ordem cronológica. Ou quase isso.

1. iPad

Apesar de ser chamado de um um mero “iPod Touch grande” pela maioria dos odiadores, é inegável que o iPad trouxe uma nova vida para o setor de tablets. Os fabricantes viram uma nova oportunidade de investir nesse form factor e agora o mercado está inundado deles. Não acho que Apple trouxe alguma grande e surpreendente inovação ao lançar o iPad no começo do ano, mas ainda assim ele merece sua posição de destaque.

2. Nokia N8

Chamado de “a última esperança da Nokia” para rivalizar com o iPhone, o Nokia N8 entrega bem mais do que o celular da Apple em termos de hardware. Mas de que adianta ter bons componentes se o software que o acompanha deixa a desejar? Esse foi o calcanhar de Aquiles do aparelho: as diversas falhas e bugs do Symbian^3 fizeram o N8 atrasar bastante antes de ser finalmente liberado para venda. Mais detalhes sobre os seus pontos fortes e fracos nós vamos detalhar mais na frente no nosso review (mande seus questionamentos pelo Facebook).

3. HP Slate

Se existiu um gadget que ganhou bastante expectativa esse ano foi o HP Slate. Ele prometia bastante, demorou para sair no mercado, quase morreu antes de ser lançado e quando saiu o preço não agradou: 800 dólares por um tablet que não vinha sequer com uma interface personalizada para a tela sensível ao toque. Praticamente um notebook com Windows 7 sem o teclado. Ele não parece ter feito tanto sucesso quanto esperado, mas continua ai, vivo e forte e sendo vendido. Ninguém vê um desses nas ruas, mas a HP jura que vendeu alguns.

4. Motorola Droid 2

O que uma fabricante faz quando percebe que um celular fez sucesso e rendeu mais do que o esperado? Ao melhor estilo estúdio de Hollywood, lança uma sequência do modelo. Dessa vez a empresa até estendeu seu acordo de licença da marca Droid de George Lucas e criou também um Motorola com uma skin do R2D2 para alegrar os fãs da saga Star Wars. Aqui no Brasil, no entanto, ele vai ser vendido como Motorola Milestone 2.

5. PlayStation Move

O conjunto de câmera acompanhada de controles com sensores de movimento pode não ser a melhor combinação que todos os jogadores esperam para o seu PS3, mas a Sony arriscou ainda assim e parece ter acertado e conquistado o coração de vários deles. Mas não tente comprá-lo no Brasil, ou seu bolso pode morrer em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

6. Microsoft Kinect

A Microsoft ficou quase um ano divulgando mais e mais informações sobre o seu sensor de movimento que traria mais realismo ao Xbox 360. Fez comerciais, divulgou vídeos e até deixou que tirassem fotos como ele é por dentro. Entretanto, aposto que a gigante de Redmond não desconfiava que o sensor seria tão atacado pela comunidade de modders como ele foi. Praticamente todo dia sai um hack novo e interessante para o Kinect. E eu tento me controlar para não postar todos aqui.

Leia mais | Tudo sobre o Microsoft Kinect

7. Dell Inspiron Duo

Eu imagino que ocorreu o seguinte: numa reunião de executivos da Dell, um deles propôs: “Como inovar no formato atual dos notebooks?”. Alguém que tinha acabado de chegar de uma festa regada a muita cerveja e vodca respondeu: “Que tal um notebook com uma tela que gira não na horizontal, mas na vertical? Hic!”. A ideia foi tomada como séria e estava formado o conceito para o Dell Inspiron Duo. Ele foi lançado nos EUA no mês passado e deve chegar ao Brasil no ano que vem.

8. Samsung Galaxy Tab

A Samsung pode não ter sido a primeira a anunciar um tablet com Android, mas foi a que causou um buzz considerável na mídia. o Galaxy Tab foi um dos primeiros tablets a rodar Android e até tenta ser um dos melhores, mas fica só no quase. A conhecida fabricante coreana ignorou o conselho do Google de que o sistema móvel não estava pronto para tablets e fez um assim mesmo. Deu no que deu. Ele vendeu milhares unidades ao redor do mundo mas ainda falha ao impressionar os geeks.

Leia mais | Review e vídeo do Samsung Galaxy Tab

9. LG Optimus 2X

Eu tentei me ater aos gadgets que já foram lançados nesse ano, mas o LG Optimus 2X foi a exceção à regra. E diga o que quiser dos celulares Android, eles ainda chutam bundas de muitos aparelhos atuais, principalmente em termos de hardware. A prova disso é o LG Optimus 2X, o primeiro a contar com um processador de dois núcleos. Ele também vem com uma câmera de 8 megapixels e saída HDMI. Espero que a bateria de 1500 mAh aguente esse poder todo.

10. Google Nexus S

O Nexus S é a prova de que a Samsung pode copiar quase que completamente as características técnicas de um celular da empresa, colocar a marca “Google” nele e ainda assim fazer sucesso. O sucessor do Nexus One é praticamente um clone do Samsung Galaxy S, com algumas pequenas diferenças significativas. Ele foi lançado há pouco tempo e deve servir como o aparelho de referência para desenvolvedores.

Você concorda com a lista? Acha que ficou faltando algum? Diga aí nos comentários!

TB Retrô é a série especial com os melhores posts de 2010:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados