Google desabilita exportação de contatos do Orkut [atualizado]

Rafael Silva
• Atualizado há 8 meses
Não pode mais
Não pode mais

Na terça-feira mostramos a nova tática do Facebook para conseguir mais usuários do Brasil. O serviço criou uma ferramenta que exporta os endereços de email das pessoas na sua lista de amigos do Orkut e os adiciona automaticamente no seu perfil do Facebook. A idéia parece não ter agradado muito o Google, empresa dona do Orkut, que resolveu desabilitar discretamente a função que permitia que contatos fossem exportados.

O link que leva à função de exportação continua na página, porém, após inserir o captcha necessário para baixar o arquivo .csv, o usuário é redirecionado de volta para seu perfil. Efetuei testes em contas diferentes e nos navegadores Firefox, Internet Exporer 8 e Google Chrome 3, todos resultaram na mesma coisa, provando que não é um problema restrito a uma conta ou um navegador específico.

Contactei o diretor de comunicações do Google Brasil, mas até o momento da publicação deste post, não recebei nenhuma resposta. Publicarei aqui a posição oficial da empresa quando receber. [dica de Fernando Kanarski]

[Atualização às 14:57]: A exportação de contatos do orkut voltou a funcionar. No entanto, se o usuário tentar acessar o mesmo link através do botão “Click Here to Login to Orkut” presente na página do Facebook indicando as instruções de exportação, será redirecionado para a home. Ainda não há resposta oficial do Google.

[Atualização às 16:50]: No blog oficial do projeto Data Liberation, Brian Fitzpatrick avisa que durante uma implementação de segurança na ferramenta de exportação de contatos do Orkut, um bug causou o problema que impedia os usuários de fazer o download do arquivo .csv.

Relacionados

Escrito por

Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.