A blogueira cubana Yoani Sánchez teve seu “De Cuba, com carinho” lançado essa semana no Brasil. Na publicação ela relata como é a vida na ilha que utiliza o socialismo há mais de cinquenta anos.
A própria blogueira conta como são as coisas por lá: “A crise econômica em Cuba obrigou-nos a encontrar substitutos para quase tudo, inclusive os cosméticos. Nos anos 1990, a graxa de sapatos foi usada para realçar as pestanas, o detergente para limpeza converteu-se em xampu e o vinagre em condicionador”.
Seria uma grande vitória saber que o livro da responsável pelo blog Generácion Y, que recebe milhões de visitas por mês, será lançado por aqui, não fosse a dificuldade que a autora encontra em deixar a ilha de Fidel (e agora Raúl) para promover o livro no país.
A editora Contexto publicou post no qual explica que desde o dia 17 de setembro vem tentando trazer Yoani ao país, sempre enfrentando a burocracia. Paralelo a isso, uma luta eletrônica foi iniciada com o objetivo de pressionar o governo cubano.
- Assinar petição online.
- Acessar Twibbon da causa.
Embora a editora garanta que vai fazer a promoção do livro com ou sem a autora, o ideal seria que a própria Yoani viesse ao país para tal finalidade. Dessa forma, ela poderia contar sobre como é manter um blog sobre Cuba que os próprios cubanos não podem ler, já que é censurado por lá.