Arquivo Celular

Opera para Android revela consumo de dados do celular

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Direto da terra gélida da Noruega, a Opera Software apresenta hoje novas versões de seus navegadores para a plataforma Google Android. O Opera Mini chega à versão 6.5 e o Opera Mobile chega à versão 11.5. Em ambos os casos, a principal novidade é pequena, porém interessante: maior controle do usuário sobre o consumo de dados feito pelo browser.

Opera: economia de 75%

A Opera Software explica que, a partir do menu de Ajuda dentro dos navegadores, o internauta vai encontrar uma opção que leva para a tela ao lado. A partir dela tem como verificar quantos MB foram consumidos na mais recente sessão de navegação e no total.

Todo mundo já sabe que um dos principais recursos dos softwares da Opera é a compressão das páginas. Lá nos servidores da companhia um mecanismo lê a página, processa todos os seus elementos e, só depois disso, entrega o resultado final na tela do navegador. É o que a empresa chama de Opera Turbo. Caso o recurso esteja ativado, o menu de Ajuda informa o total de dados que seriam baixados e o quanto efetivamente veio pelos tubos da Opera.

Na imagem ao lado, fornecida pela Opera Software, a economia com o recurso Tubo ativado chega a 75%. Bastante interessante para quem tem uma franquia mensal de dados limitada e precisa contar os MB nos dedos.

“Opera Mini e Opera Mobile vão mostrar exatamente o quanto de dados você salvou ao utilizar a nossa tecnologia baseada na nuvem. Nunca foi tão fácil – ou tão sedutor – reduzir o consumo de dados [do seu celular]”, afirma Lars Boilesen, CEO da Opera, em comunicado.

Para os usuários do Android ficarem ainda mais felizes, o Opera Mini 6.5 e o Opera Mobile 11.5 estão mais bem integrados com o recurso de favoritos da plataforma. Agora, ao salvar um site como favorito ou criar um atalho para ele em alguma Home Screen, esse mesmo site vai figurar na lista de favoritos dos navegadores da Opera.

O download dos softwares Opera para dispositivos móveis pode ser feito a partir dessa página. De graça.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque