Morre criador da linguagem C, Dennis Ritchie

Cientista faleceu no fim de semana. A confirmação da morte veio na quinta-feira em comunicado emitido pelo Bell Labs.

Thássius Veloso
• Atualizado há 3 meses

O mundo da informática está mais triste. Em um comunicado emitido ontem, os Bell Labs (empresa subsidiária da francesa Alcatel-Lucent nos Estados Unidos) informaram que Dennis Ritchie faleceu aos 70 anos durante o fim de semana. Os programadores que leem o Tecnoblog com certeza conhecem esse nome: ele é o criador da linguagem C.

Dennis Ritchie, à direita, recebendo um prêmio no Japão

Ritchie trabalhou por anos nos Bell Labs. De lá, foi capaz de inventar a nova linguagem de programação. Mais tarde, Ritchie escreveu “The C Programming Language”, em parceria com Brian Kernighan, livro considerado a bíblia do assunto. Ah, antes que me esqueça: o cientista também contribuiu fortemente para o desenvolvimento do UNIX, sistema que hoje em dia serve de base para Ubuntu e o OS X, apenas para citar os mais comumente utilizados.

Inclusive, foi graças ao UNIX que o cientista levou o prêmio Turing no remoto ano de 1983 (eu ainda não era nascido), junto com seu colega Kenneth Thompson. A premiação reconhece pessoas importantes que contribuíram de forma positiva para o campo da computação.

Ritchie foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos em 1988. Trabalhou no Bell Labs por trinta quarenta anos, entre 1967 e 2007, quando se aposentou. Ainda assim, o cientista continuava na empresa de pesquisa como consultor nos últimos quatro anos.

O corpo de Ritchie foi enterrado em Murray Hill, Nova Jersey.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.