Enquanto famosas empresas dos Estados Unidos, Europa, Coreia e Japão ainda oferecem dispositivos com versões antigas do Android a seus clientes, coube a uma desconhecida firma chinesa a honra de ser a primeira a colocar nas prateleiras um tablet com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich rodando sob suas entranhas.

Mostrado na semana passada, o Ainovo Novo 7 é um tablet com tela de 7 polegadas capacitiva multitouch que usa um processador da marca Ingenic de 1 GHz criado sobre a arquitetura MIPS – uma nova opção frente aos padrões x86  e ARM tão comuns hoje em dia – com direito a uma GPU integrada. Fora este detalhe técnico, o aparelho é bem completo com suas duas câmeras (frontal e traseira), armazenamento expansível com MicroSD, conexões WiFi e 3G, capacidade de reproduzir vídeos em 1080p e bateria com capacidade de 8 horas de uso ou até 30 horas de standby.

Primeirão e pode ser seu

Se tais credenciais ainda não foram suficientes para lhe despertar o interesse frente à concorrência, bom notar que o aparelho está à venda na China pelo equivalente a módicos US$ 99 (cerca de R$ 177). Ou seja, pelo valor do iPad mais barato é possível levar cinco desses pra casa.

Ainda não se sabe quais áreas de sua construção possam ter sido afetadas pelo milagre da redução de custos, mas não se surpreenda caso você possa tirar a prova ao vivo dentro de alguns poucos meses. Até o momento restrito apenas ao mercado chinês, depois de passar pelas devidas adaptações o modelo deverá fazer sua estreia internacional por vias bem pouco glamourosas, chegando aos mercados mundiais atendendo pelos mais variados nomes e marcas.

Atualizado em 07/12/2011 às 16h38
Com informações: Ainovo, TechCrunch e Register

Relacionados

Escrito por

João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.