Intel mostra memória NAND que chega a 16 GB
Uma nova tecnologia anunciada pela poderosa Intel na terça-feira fará com que a próxima geração de tablets e smartphones (além de, claro, computadores e servidores) multiplique sua capacidade de armazenamento graças a uma nova geração de chips NAND. Ela é capaz de alocar 16 GB (ou 128 gigabits) de informação numa área “do tamanho da ponta de um dedo”.
Desenvolvida em conjunto com a Micron, a novidade usa uma tecnologia de construção de 20 nm que dobra a capacidade das atuais memórias NAND de 8 GB (ou 64 gigabits) que existem no mercado. O novo chip usa uma “estrutura celular plana” em sua construção que é capaz de garantir segurança contra perdas de dados e resistência a condições adversas.
Segundo a Intel:
“A unidade de 16 GB fornece aos clientes uma solução de alta capacidade de armazenamento em estado sólido a dispositivos com design cada vez mais esguio e fino, como tablets e telefones inteligentes”.
Glen Hawk, presidente da Micron, afirmou que a novidade foi desenvolvida tanto para dispositivos portáteis “que estão ficando cada vez menores e mais finos” como para servidores “que estão vendo suas demandas por armazenamento aumentarem”.
A Intel afirma que a produção do novo chip deve se iniciar em janeiro. Os primeiros aparelhos com a nova tecnologia deverão chegar às lojas até meados do ano que vem.
Com informações: GigaOM, Intel News Roomx
Nota do editor – 08/12/2011 à 00h16: O artigo abaixo, em sua redação original, falava em “128 GB”. No entanto, mais tarde percebemos que houve uma falha no entendimento do comunicado emitido pela Intel. São “128 Gb” (gigabits), o que dá 16 GB.