Como o Google conta os Androids?
Uma pergunta que de vez em quando nos circunda: como o Google faz o cálculo sobre o número de ativações de aparelhos Android no mundo? Nesse Natal existe a informação de que tanto o sistema deles como o iOS da Apple apresentaram números recordes. Contudo, ainda existe a dúvida sobre a forma como conduzem as estimativas.
Claro que a Apple não vai abrir essa informação. Até porque, no caso deles, a coisa é muito mais simples: um fabricante controla todo o processo. Ligou, conectou na internet, conta como uma ativação.
O The Verge, especializado em informática, foi atrás do Google para saber como as ativações são contadas. Pelo que descobriram, a ativação acontece quando o dono do aparelho – seja smartphone ou tablet – abre os serviços do Google pela primeira vez. Pode ser logo na inicialização do dispositivo ou quando abre o seu Gmail ou mesmo o Android Market. Feito o login nos serviços do Google, gira o contador de Androids no mundo.
Para não virar bagunça, cada aparelho tem apenas uma ativação. Se você vender o seu glorioso Xperia Play para outra pessoa, mesmo que faça o hard reset e remova todos os seus dados, quando o futuro proprietário entrar com dados de uma conta Google não vai contar como uma nova ativação.
No Google+ o Andy Rubin, chefe de Android no Google, explicou da seguinte forma: “Ativação significa que você vai até uma loja, compra um dispositivo, conecta ele a uma rede ao assinar um serviço de telefonia sem fio”.
Sendo assim, existe a suspeita de que aparelhos rodando Android em versões muito modificadas, como o Nook ou o Kindle Fire, não entram para a conta do Google.
Leia | Como desconectar minha Conta Google de outro celular?