Continuamos um tanto distantes do lançamento do Windows 8, mas a Mozilla já pensa em formas de integrar o navegador Firefox com os recursos que nos serão apresentados junto com a versão final do futuro sistema operacional. Eles já pensam em criar um Firefox específico para o visual Metro que a Microsoft pretende popularizar com o sistema.

A Mozilla ainda não fez nenhum anúncio sobre o assunto. Entretanto, o wiki deles dá pistas do que a organização planeja para chegar com tudo no Windows 8 tão logo o sistema operacional seja liberado para os usuários. A “proposta” foi publicada com uma série de ressalvas, mas indica prognóstico positivo — do ponto de vista técnico — para a produção do Firefox com jeito de Metro.

“Essa proposta depende de a Microsoft fornecer os mesmos recursos para o Firefox que fornece para o Internet Explorer”. A empresa espera usar no Windows 8 o conjunto de APIs chamado de Win32, o mais antigo da MS. Ou então portar o Gecko, o motor de exibição de páginas do Firefox, para o conjunto de APIs WinRT, que tem sua estreia junto  com a chegada do próximo Windows.

Há toda a explicação técnica da organização. Em resumo, eles esperam adotar o Win32 no Windows 8 para não terem que portar o Gecko. O visual Metro, aquele que se assemelha ao do Windows Phone, parece-me que depende do WinRT para funcionar, ainda que o próprio WinRT tenha sido escrito em cima do que a MS desenvolveu com o Win32 — essa parte de especificações, devo dizer, ainda está confusa, mas foi o que eu pude entender das explicações que a Microsoft deu até agora sobre o funcionamento do Windows.

O objetivo da Mozilla é apresentar um navegador “escrito para e totalmente integrado com o ambiente Metro”. A organização diz no wiki que o software deve ser em tela cheia com interações por meio de toque. Também dizem que o Firefox com visual Metro terá que apresentar, de alguma forma, o painel de abas e terá que se adaptar a diversos tamanhos de janela.

Quem entrar no wiki perceberá que há uma série de assuntos que sequer foram esboçados. Pelo menos temos a perspectiva de que o IE10 não será o único navegador devidamente adaptado para o visual Metro do Windows 8.

Com informações: Neowin.net

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados