Além da Activision Blizzard: as 10 maiores aquisições no mercado de games
Com a estrondosa compra da Activision Blizzard pela Microsoft, separamos 10 das maiores aquisições no mercado de games até aqui
Com a estrondosa compra da Activision Blizzard pela Microsoft, separamos 10 das maiores aquisições no mercado de games até aqui
Assim que a Microsoft pegou todos de surpresa anunciando a compra da gigante Activision Blizzard, aquisições de outras empresas pareceram pequenas. Essa compra já é o maior recorde com um valor de cerca de US$ 70 bilhões. Pensando nisso, decidimos separar as 10 aquisições mais valiosas do setor que vão fazer com que nós encaremos a nossa conta bancária de uma forma totalmente diferente. Confira a lista nas linhas a seguir.
Com uma informação sendo divulgada “do nada”, a aquisição da Activision Blizzard surgiu em meio a vários casos de problemas internos que ainda estão sendo investigados. Sendo assim, é de se esperar que a divisão de games da Microsoft conserte tudo assim que o negócio for totalmente concretizado. A partir daí, franquias como Call of Duty e World of Warcraft farão parte da família Xbox.
Com grande foco no desenvolvimento de jogos mais casuais, a Zynga lançou vários games de sucesso como CityVille, Mafia Wars e Live Poker, muitos dos quais podem ser jogados até mesmo via Facebook. Após altos e baixos, a empresa foi comprada pela Take Two Interactive no início de 2022 se tornando a número um entre as maiores aquisições no mercado de games até então.
Em 2016, a gigante chinesa Tencent realizou a compra da Supercell, uma desenvolvedora finlandesa de games para celulares. Títulos como Clash of Clans, Clash Royale e Brawl Stars são alguns dos gigantescos sucessos da companhia que mantém uma renda líquida de cerca de U$ 2,11 bilhões.
Anunciada em outubro de 2020, a ZeniMax foi oficialmente comprada pela Microsoft em 2021. Surpreendendo e empolgando milhares de gamers pelo mundo, propriedades intelectuais como The Elder Scrolls, Fallout e Doom passaram a ser pertencentes à família Xbox.
Por ser uma das maiores aquisições no mercado de games, vale lembrar que com a ZeniMax, os estúdios Bethesda Softworks, Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios são propriedades da Microsoft.
Muito conhecida por seus jogos sociais e casuais, a King lançou pérolas como Candy Crush Saga e Bubble Witch Saga. Prendendo o jogador por horas e ainda o fazendo gastar com microtransações, a empresa com sede na República de Malta cresceu com rapidez desde sua fundação em 2003. Já em 2016, ela foi comprada pela Activision para fazer parte do universo da gigante americana.
Famosa por tipos diferentes de jogos, a Asmodee já colocou nas lojas títulos como Carcassonne e Ticket to Ride. Dessa forma, ela conseguiu sucesso oferecendo opções como jogos de tabuleiros e suas versões nos games. A companhia francesa foi colocada à venda em 2021 e se tornou uma das maiores aquisições no mercado de games.
Trazendo nada menos do que o enorme sucesso chamado Minecraft, a Mojang é uma empresa sueca fundada em 2009. Com cinco divisões espalhadas pelo mundo, as atualizações constantes do game que é considerado o seu carro chefe continuaram mesmo após ter sido comprada pela Microsoft (olha ela aí de novo). Curiosamente, os títulos da franquia Minecraft continuaram sendo multi-plataforma mesmo depois da aquisição.
Publicando e desenvolvendo jogos para dispositivos móveis desde a sua fundação em 2005, a Glu Mobile já lançou títulos para diversas plataformas como iOS e Google Chrome. Com mais de 100 games em seu portfólio, a empresa tem franquias Aliens, Scooby-Doo e Guitar Hero em sua biblioteca. Ela se tornou parte da família EA em 2021.
Uma das maiores aquisições no quesito games por parte do Facebook / Meta, a empresa focada em realidade virtual foi comprada em 2014. A Oculus oferece periféricos para VR como o Oculus Rift e o Oculus Quest, tentando expandir e facilitar o uso da tecnologia para os usuários. Mesmo que nada disso seja realmente barato para o bolso.
Outra empresa que desenvolve jogos para dispositivos móveis. A Peak Games tem sede na Turquia e já lançou obras como Toy Blast e Toon Blast. Por causa de seu crescimento no mercado, a Zynga ficou de olho e acabou comprando a companhia em 2020, adicionando mais uma forte peça para o seu arsenal de estúdios.
São tantas empresas e tanto dinheiro. Parece que o Tio Patinhas teria dificuldade de juntar tudo isso em seu caixa-forte. Em sua opinião, qual dessas maiores aquisições no mercado de games valeu mais a pena? Conta pra gente!
Com informações: Tweaktown.