Conheça a primeira Apple Store de São Paulo
Espaço tem 169 produtos para teste, entre Macs e iPhones
Espaço tem 169 produtos para teste, entre Macs e iPhones
A promessa é de que ela se torne uma das lojas mais visitadas da marca no planeta. A Apple abriu as portas da nova Apple Store, a primeira da cidade de São Paulo, para uma coletiva de imprensa sobre o assunto. Se ao todo um milhão de pessoas passam pelas Apple Stores espalhadas pelo mundo, o espaço na capital paulista deve receber parcela importante deste grupo. A expectativa é do vice-presidente sênior Enrique Atienza, que veio ao país especialmente para acompanhar a inauguração.
Nós fomos lá conhecer o espaço. Vem comigo neste artigo recheado de fotos!
A Apple está presente no Brasil há 20 anos. Em São Paulo, ao contrário do que acontece no Rio de Janeiro, somente os parceiros comerciais vendiam os produtos da fabricante. Agora, os paulistanos e visitantes da selva de pedra poderão conhecer os computadores, tablets, celulares e acessórios em um espaço amplo. São 169 pontos de contato com os iDevices. Em outras palavras, 169 itens – entre Macs, iPods e iPads – para degustação ali na loja mesmo.
São 80 funcionários trabalhando na unidade do Shopping Morumbi, o maior staff de uma Apple Store na América Latina. Não é difícil chegar a este resultado, uma vez que só existem duas lojas em toda a região – a outra está no Village Mall, no Rio de Janeiro. O processo seletivo foi rico, segundo o VP, com mais de 1.200 candidatos. Alguns vieram da loja na capital fluminense. Os trabalhadores foram enviados para treinamento na Califórnia, EUA, antes da inauguração. Já os especialistas que atendem no Genius Bar foram para Londres, Reino Unido.
A loja de São Paulo repete o visual padrão das Apple Stores pelo mundo. Mesas de madeira, muitas luzes, produtos livremente acessíveis para usar e iPads do lado, para informar especificações técnicas e o preço salgado. A Apple aceita todos os cartões e parcela em até 12 vezes no crédito.
O diferencial em relação a redes como a iPlace está no atendimento diferenciado. Os vendedores/atendentes são treinados para explicar como os aparelhos funcionam. Compra feita, eles também têm um espaço para auxiliar o consumidor com os primeiros ajustes – adicionar uma conta de email e configurar a agenda de contatos, por exemplo. “A segunda metade da nossa loja é onde a jornada começa. É nela que começamos a construir uma relação duradoura com os consumidores. Na maioria dos varejos, é ali onde a relação termina”, disse Atienza.
O Mac tem uma vantagem, pois os compradores do PC da Apple também poderão agendar um horário para uma sessão individual com os especialistas. Tudo para facilitar a migração para o ambiente da Apple.
O Genius Bar permitirá um atendimento especial aos consumidores. Será necessário agendar um horário no site da companhia para receber a atenção dos especialistas. Ali, a Apple também vai oferecer assistência técnica. Recentemente a fabricante anunciou um recall relacionado à placa de vídeo de alguns modelos de MacBook. Os clientes afetados podem ir à loja do Shopping Morumbi, por exemplo, em vez de procurar a rede de assistência técnica autorizada. O problema é a demora para resolverem: a estimativa é de que leve 10 dias, segundo um funcionário.
A Apple Store do Shopping Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, será inaugurada no próximo sábado (18). As portas se abrirão às 10h. Os primeiros 2 mil clientes que passarem pelo local receberão de brinde uma camiseta preta com a marca da maçã e o nome da unidade. Ela não tem nenhum glamour e é bem simples, mas faz parte da tradição da Apple. Da mesma forma, os primeiros a entrar no espaço podem esperar uma salva de palmas dos vendedores, como aconteceu com o grupo de jornalistas que esteve lá hoje.
Leia | Como criar uma Apple ID