Oi Fibra, eu não aguento mais receber suas ligações de telemarketing

Mesmo com cadastro no Não Me Perturbe, Oi me liga várias vezes por semana pra tentar vender internet fibra óptica; pelo amor de Deus, eu não aguento mais 😫😫😫

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 11 meses
Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog

Um belo sábado, final de tarde, churrasco rolando e música na caixinha da JBL. Subitamente a playlist do Spotify é interrompida com o celular tocando. Um número fixo desconhecido aparece no identificador de chamadas, você atende e… “Boa tarde, aqui quem fala é Fulano, representante de internet Oi Fibra, tudo bom?”.

Esse texto aqui serve pra reclamar do marketing da Oi Fibra. É sério, eu não aguento mais receber ligações oferecendo o serviço de internet e toda a insistência dos vendedores da operadora. Mas antes, vamos contextualizar como a Oi chegou até aqui.

Do fracasso do Velox até a fibra

Por ser uma operadora concessionária, a Oi atende praticamente todas as cidades brasileiras fora do estado de São Paulo com telefone fixo. Até poucos anos atrás era a única operadora que oferecia internet em diversos municípios, especialmente nos de menor porte.

Endividada, a Oi ficou acomodada e não investiu muito. Nos grandes centros, grandes concorrentes como Claro, Vivo e a finada GVT ofereciam internet com mais de 50 Mb/s de velocidade, enquanto a póbi da Oi dificilmente conseguia chegar com 10 Mb/s na sua antiga rede de cobre.

Técnicos da Oi expandindo rede de fibra óptica em Belo Horizonte/MG
Técnicos da Oi expandindo rede de fibra óptica (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

O fracasso da Oi em prestar um serviço de qualidade acendeu a chama de diversos empreendedores no interior do país, que criaram provedores locais de banda larga com fibra óptica. Com uma rede nova, preços competitivos, maiores velocidades e serviço mais estável, as regionais conseguiram conquistar diversos clientes que até então utilizavam o Velox com velocidade baixa, latência alta e preço caro.

A situação da Oi ficou insustentável. No plano de recuperação judicial, a operadora decidiu abandonar os esforços do serviço móvel para focar na fibra óptica. Tem dado certo: com a expansão da nova rede, a operadora conseguiu frear consideravelmente a perda de clientes com conexão via cobre.

Acessos de Oi Fibra cresce enquanto clientes desistem do Velox
Acessos de Oi Fibra cresce enquanto clientes desistem do Velox (Imagem: Reprodução / Anatel)

Talvez o bom resultado tenha a ver com insistência

A rede da Oi em FTTH, quando a fibra vai até dentro de casa, já é grandinha. A operadora encerrou o terceiro trimestre de 2021 com o serviço disponível em 13,5 milhões de domicílios de 195 municípios brasileiros. Em novembro, a Oi Fibra tinha 3,62 milhões de clientes, quase 57% a mais que no mesmo período do ano anterior.

Ouso dizer (e destaco que essa é minha opinião pessoal, não um fato) que boa parte desse bom resultado tem a ver com a insistência dos vendedores da Oi. É que toda semana eu recebo pelo menos umas quatro ligações de terceirizados no meu celular.

Já aconteceu de, em único dia, eu receber sete (sim, sete) tentativas de chamadas da Oi Fibra. Todas após o horário comercial, entre 18h30 e 20h32. Provavelmente ligaram mais vezes, mas acabei bloqueando o número.

O Não Me Perturbe não funciona

As operadoras disponibilizaram uma ferramenta chamada Não Me Perturbe, onde é possível cadastrar números e impedir o recebimento de ligações de telemarketing das empresas de telecom. Essa foi a solução que a Oi me deu para parar de receber as chamadas, mas trata-se apenas de um placebo, porque eu já tinha feito o registro no primeiro dia que a plataforma foi ao ar.

O Não Me Perturbe é tão ineficaz que chega a ser uma piada, porque continuo recebendo chamadas da Oi e de outras operadoras. A Anatel reconheceu isso, e estabeleceu a criação do 0303, um prefixo exclusivo que será obrigatório para todas as ligações de telemarketing.

Uma forma de acabar com o spam de vez é ativar uma função de bloqueio das chamadas de números que não estejam salvos na agenda. Eu queria muito poder usar esse recurso, mas meu celular é utilizado para contatos profissionais e não posso me dar ao luxo de perder ligações importantes.

Agradeço todos os dias pela existência de apps que filtram ligações
Agradeço todos os dias pela existência de apps que filtram ligações (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Algo que me ajuda muito é o aplicativo Whoscall, uma plataforma colaborativa que contém um extenso banco de dados de números que fazem spam e exibe um alerta com o provável chamador. Alguns celulares da Samsung possuem identificadores similares de fábrica, e também há outras opções como o Truecaller – o plano da minha operadora até dá acesso à versão Premium, mas achei o desempenho pior.

O problema é que muitas ligações de vendedores da Oi Fibra vão direto para o telefone fixo da minha casa. Por se tratar de um número que também é utilizado profissionalmente, todas as chamadas são redirecionadas para o meu celular (siga-me), e durante o processo perco a identificação do chamador original.

As abordagens de vendas da Oi Fibra

As abordagens da Oi normalmente envolvem a tentativa de venda do plano mais barato, com 200 Mb/s de download, 60 Mb/s de upload e preço mensal de R$ 99,90 para pagamento com débito automático – quem quiser o boleto convencional precisa pagar R$ 20 a mais por mês, mas dificilmente falam isso na primeira apresentação.

Modem utilizado pela Oi Fibra (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)
Modem utilizado pela Oi Fibra (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Mesmo falando que não tenho interesse, a maioria dos vendedores faz questão de perguntar qual é a conexão atual. Foram várias as situações em que os atendentes argumentam que meu pacote é “compartilhado” (seja lá o que isso quer dizer, não é), que não entrega toda a velocidade contratada (nunca tive problemas quanto a isso) ou que não usa fibra de verdade (e aí eu até concordo caso sua conexão seja da Claro com cabo coaxial).

Não para por aí. A tentativa de vendas continua, e costumam perguntar se poderia indicar algum amigo ou parente que teria interesse em assinar o serviço.

Em determinado momento, peço educadamente para o atendente retirar meu número da lista de chamadores. Isso parece surtir tanto efeito quando o cadastro no Não Me Perturbe.

A Oi é consciente da quantidade exagerada de ligações

Uma das minhas ligações favoritas da Oi Fibra é uma gravação.

A mensagem diz algo como “Oi, sabemos que você recebeu diversas ligações sobre o nosso serviço de fibra. Essa será a última vez que vamos te ligar, e preparamos uma oferta incrível para você”.

Queria eu que essa realmente fosse a última ligação, pois já ouvi a mesma mensagem mais de dez vezes. 🤡

Não sou só eu

Bom, você deve ter notado que eu fiquei irritado o suficiente com o telemarketing da Oi Fibra a ponto de publicar um artigo aqui no Tecnoblog.

Loja da Oi
Loja da Oi (Imagem: Divulgação)

Eu não sou o único incomodado com as práticas de vendas da Oi. No Reclame Aqui, uma rápida pesquisa por “oi fibra ligações” retorna reclamações de diversas pessoas. Eis alguns exemplo.

“Recebo ligações todos os dias da semana de algum funcionário mal educado da Oi oferecendo fibra ótica para um tal de João, que deve ter registrado meu celular por engano. Já pedi mais de 10x para os atendentes tirarem meu número do cadastro, dizem que vão fazer, não fazem ou desligam na minha cara.”

“Recebo constantes ligações ao longo do dia, inclusive em horários fora do comercial, após às 20h, sábados, domingos e feriados, oferecendo um serviço que eu não estou interessado (instalação de Oi Fibra). Já aconteceu de eu atender, implorar para retirarem meu contato da lista de ligação, e logo em seguida, ligarem de novo, oferecendo o mesmo serviço.”

“Recebo ligações enormes diariamente para oferecerem seus produtos de fibra ótica. Atualmente não atendo uma ligação, pois todas são da Oi. Grande abuso pois não consigo fazer que parem, o único método que vejo para ter paz é reclamar por aqui para que alguém veja.”

“Faz uns 2 meses que recebo ligações insistentes, em todas as horas do dia, em todos os dias da semana da operadora Oi para oferecer o serviço Oi Fibra (que eu inclusive já possuo) para o meu CNPJ.”

É uma pena que a Oi não responde nenhum protocolo aberto no Reclame Aqui.

Além do telefone: o interfone

Engana-se quem acha que o marketing agressivo da Oi acontece apenas por telefone. A operadora conta com uma legião de vendedores que vão de porta em porta tentar vender fibra óptica.

Isso acontece muito aqui na região onde moro, especialmente logo depois que passaram fibra óptica. Assim como no telemarketing, os vendedores porta a porta também podem ser insistentes a ponto de incomodar. Esse post de um perfil de humor no Instagram é a prova disso:

Insistência de vendedores de Oi Fibra apareceu até em perfis de memes
Insistência de vendedores de Oi Fibra apareceu até em perfis de memes (Imagem: Reprodução / Instagram @sebastiao.salgados)

Nos comentários dessa publicação há relatos de pessoas que também se incomodam. “Vontade de tatuar”, escreveu uma pessoa. Outra usuária também reclama: “E eu que tenho Oi Fibra e eles me ligam direto oferecendo Oi Fibra. Não aguento mais”. Eu também não.

O que diz a Oi

A Oi enviou o seguinte posicionamento ao Tecnoblog:

“A Oi informa que as situações relatadas pelo veículo não condizem com suas práticas de vendas e que irá apurar o ocorrido.

A companhia acrescenta que o Não Me Perturbe é um serviço disponibilizado pelas operadoras de telecomunicações e instituições financeiras para evitar a oferta de produtos por meio de contatos telefônicos indesejados.”

Então tá. 🤷

Receba mais sobre Oi Fibra na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados