Samsung Ativ S: pegada sensacional | Clique para ampliar

Rio de Janeiro — Durante a Futurecom 2012, várias empresas mostraram suas novidades para o mercado de telecom. Perambulando no estande da Qualcomm, onde demonstravam o processador Snapdragon, deparei com uma figurinha muito requisitada quando falamos sobre Windows Phone: o Samsung Ativ S. Sim, aquele com Windows Phone 8 e que foi apresentado no IFA 2012 estava aqui para quem quisesse ver. Confira abaixo algumas fotos e minhas primeiras impressões do aparelho.

Trata-se de um aparelho grande, mas ao mesmo tempo fino. Bem fino. A pegada é sensacional, e a traseira de plástico não deixa a impressão de ser um telefone que vai quebrar na sua mão, que é o que sentia do Omnia W. O aparelho em questão estava com um velcro na traseira, por ser um smartphone de exposição dentro do estande da Qualcomm. A tela é bem grande e nítida: Super AMOLED 4,8 polegadas, os pretos são bem pretos, e acredito que podemos encarar o Ativ S como o primeiro foblet com Windows Phone.

O suporte a NFC é uma das principais características do aparelho. Através do Wallet, é possível realizar pagamentos em débito e crédito bastando apenas aproximar o aparelho. Além disso, o suporte a cartões microSD do Windows Phone 8 é aproveitado pelo aparelho. A unidade em que testei não tinha nenhum cartão inserido, mas o sistema detalha que é possível expandir a memória interna com mais 32 GB de espaço.

Windows Phone 8 no Ativ S | Clique para ampliar

Em relação ao sistema, devo dizer que continua fluido e límpido, como no Windows Phone 7.5. Entretanto, devo elogiar o Internet Explorer, que se mostrou bem rápido ao processar páginas. Além disso, o aparelho conta com um controle parental, batizado de “Kid’s Corner” e um buscador de estabelecimentos comerciais, o “Local Scout”. Entretanto, quando cliquei para entender como funciona, o aplicativo fechou inesperadamente e retornou para a tela principal. Foi possível, ainda, tirar uma screenshot sem nenhuma complicação: basta apertar Power + tecla Windows que ela é salva na galeria de imagens do aparelho.

A unidade que testei possui suporte a LTE. Não se sabe se o aparelho possui as frequências do 4G utilizadas no Brasil, da mesma forma que não consegui realizar uma busca de redes para tentar encontrar as redes em teste da Claro, Oi e Vivo aqui na Futurecom, já que o aparelho estava sem SIM Card. Não há previsões de lançamento comercial tanto no Brasil como no exterior, mas o Windows Phone 8 deverá ser apresentado oficialmente pela Microsoft no próximo dia 29 de outubro.

Receba mais sobre Windows Phone 8 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados