A diferença entre os chips Snapdragon [855, 865, 888, 8 Gen 1…]
Entenda a diferença entre os chips Snapdragon da Qualcomm; a fabricante tem quatro séries com diversos processadores

Os processadores da Qualcomm estão presentes na maioria dos smartphones Android — Snapdragon 732G, 888 e 680, por exemplo, podem ser encontrados em diversos aparelhos. Com seus chips, a fabricante americana abrange desde celulares topo de linha aos mais básicos. Ao longo dos anos, uma série de modelos foram apresentados e, para facilitar a compreensão do público, a empresa começou a separá-los por séries. Abaixo, vou te explicar a diferente entre os chips Snapdragon.
A série Snapdragon 800 é voltada para quem procura os melhores processadores da Qualcomm. Atualmente, o modelo mais poderoso é o Snapdragon 8 Gen 1. Construído no processo de 4 nanômetros, que garante 20% mais desempenho e 30% menos consumo de energia que a geração anterior (Snapdragon 888), esse chip entrega suporte a gravação em 8K com HDR e 5G de 10 Gb/s (gigabits por segundo), desde que a operadora suporte toda essa banda.
Ainda há poucos smartphones com o Snapdragon 8 Gen 1 disponíveis no mercado. No entanto, a tendência é que esse componente equipe os principais modelos topo de linha de 2022.
Outro chip de alto desempenho é o Snapdragon 888. Algumas das tecnologias oferecidas por ele incluem: processador de sinal de imagem (ISP) triplo, que melhora o desempenho das câmeras em 35%, GPU com até 35% mais rapidez na renderização de gráficos e chip Hexagon 780 dedicado a inteligência artificial.
Voltando no tempo, temos o Snapdragon 855 e 865. Apesar de não serem novos, eles ainda oferecem um desempenho aceitável e tecnologias interessantes. O 855 traz um núcleo prime de 2,84 GHz para tarefas extremas e motor de inteligência artificial que consegue atingir 7 trilhões de operações por segundo. Já no 865, a Qualcomm inseriu suporte a câmeras de 200 MP e gravação em 4K com HDR e Dolby Vision.
A série Snapdragon 700 procura atender aqueles consumidores que buscam um intermediário premium. O modelo mais potente é o Snapdragon 780G. Esse chip é 40% mais rápido em relação ao Snapdragon 765G, entrega um motor de inteligência artificial Hexagon 770, que pode realizar 12 trilhões de operações por segundo, e traz suporte a gravação de vídeos com HDR10+.
O Snapdragon 778G é outro destaque da série. Ele traz características do 780G, como processador de sinal de imagem (ISP) Spectra 570, que permite capturar imagens de três câmeras simultaneamente para gravação de vídeo, suporte a telas de 144 Hz e 5G em taxas de até 3,3 Gb/s (gigabits por segundo). A maior diferença entre os dois chips aparece no processo de fabricação: o Snapdragon 780G tem tecnologia de 5 nanômetros; o Snapdragon 778G, de 6 nanômetros.
No segundo semestre de 2020, a Qualcomm oficializou o Snapdragon 732G para atender ao segmento de usuários que priorizam o celular para jogar. Com clock máximo de 2,3 GHz e GPU com frequência incrementada, o chip também faz parte do programa Snapdragon Elite Gaming, que adiciona recursos para jogos, como controle de latência e otimização de áudio para fones Bluetooth.
Outros dois processadores que chamaram a atenção do público foram o Snapdragon 765 e 765G, primeiros chips 5G intermediários da Qualcomm. Ambos oferecem suporte a velocidades de até 3,7 Gb/s nas redes de quinta geração. Assim como outros modelos com “G” no final, o 765G também entrega otimizações e tecnologias voltadas para jogos.
A série Snapdragon 600 desce alguns “degraus” para focar em custo-benefício, mas mantendo um bom desempenho. No momento, o Snapdragon 695 é o chip mais competente, oferecendo um desempenho gráfico até 30% maior e até 15% mais performance de CPU em relação ao Snapdragon 690. Ele ainda traz suporte a câmeras de 108 MP e compatibilidade com redes 5G.
No evento do Snapdragon 695, a Qualcomm também apresentou o Snapdragon 680. Ao contrário do irmão mais “parrudo”, essa versão não traz 5G. No entanto, ela aposta em uma construção de 6 nanômetros, que garante mais desempenho e economia de energia, e em um processador de sinal de imagem (ISP) triplo para melhorar a captura de imagens em ambientes com baixa iluminação através de inteligência artificial.
O Snapdragon 670 e 675 não são mais usados em novos celulares. No entanto, eles se destacaram por compartilhar muitas das características dos primeiros chips da série 700, como núcleos Cortex-A76, suporte a câmeras de 48 MP e gravação em 4K, tecnologias que hoje não surpreendem, mas que eram interessantes para a época.
A série Snapdragon 400 entrega chips voltados para smartphones mais básicos. O Snapdragon 480 é o primeiro processador 5G da série. O modem que habilita a conexão é o mesmo do Snapdragon 690, sendo compatível com os padrões mmWave e sub-6 GHz. Além disso, ele também traz suporte a telas de 120 Hz e câmeras de 64 MP.
O Snapdragon 460 foi o primeiro chip com núcleos Kryo da série. O modelo trouxe um aumento de 70% no desempenho da CPU e 60% na performance gráfica quando comparado ao antecessor (Snapdragon 450). Outras características incluem: Bluetooth 5.1, áudio aptX Adaptive e Wi-Fi 6.
A Qualcomm também oficializou o Snapdragon 450 e 439, principais chips da série até 2019. Esse último chegou ao mercado com oito núcleos Cortex-A53, modem LTE Snapdragon X6, suporte a câmeras de até 21 MP e gravação em Full HD.
Pronto, agora você já sabe a diferença entre os chips Snapdragon.
Com informações: Qualcomm.