Opera Mini

No início do mês, o Opera 50 passou a ser o primeiro navegador para desktops a bloquear nativamente páginas que mineram criptomoedas sem o usuário perceber (cryptojacking). Para quem esperava o mesmo recurso nas versões móveis, boa notícia: o Opera para Android e o Opera Mini já estão bloqueando scripts de mineração.

O problema é mais comum do que se imagina. As criptomoedas têm tido tanta notoriedade que muitos espertinhos passaram a usar malwares, extensões e páginas com scripts camuflados para fazer o computador do usuário minerar moedas. Dispositivos móveis também são afetados, com um agravante: a mineração pode drenar a bateria ou causar superaquecimento do smartphone.

A Opera Software — em breve, Otello Corporation — estima que, hoje, há mais de três milhões de sites com scripts de cryptojacking. Na grande maioria dos acessos, o usuário não percebe que tem algo ali consumindo mais recursos do dispositivo do que deveria.

No Opera para Android e no Opera Mini, a ativação contra cryptojacking é ativada quando o bloqueador de anúncios é habilitado nas configurações do navegador. A partir daí, o Opera passa a barrar scripts de mineração da mesma forma como bloqueia scripts de anúncios invasivos.

O Opera para Android pode ser baixado na Play Store. Já o Opera Mini está disponível a partir desta página. Para quem já usa um desses navegadores, basta esperar pela atualização, obviamente. A Opera Software também criou um site que checa se o seu navegador está protegido — e que vai recomendar o download do Opera, é claro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados