Seu número de seguidores no Twitter deve cair

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Twitter

É provável que o seu número de seguidores no Twitter diminua nesta quinta-feira (12), mas não porque algum tweet desagradou seus amigos: a rede social está removendo contas desabilitadas da contagem de seguidores em perfis de todo o mundo.

O Twitter afirma que desabilita contas quando percebe “mudanças repentinas de comportamento”, o que inclui “tweetar um grande volume de respostas ou menções a contas que não a seguem e tweetar links enganosos — ou se um grande número de contas bloqueia uma mesma conta depois de serem mencionadas por ela”.

Nesses casos, a conta é impedida de entrar no Twitter até que o dono passe por um processo de validação, o que inclui trocar a senha. Enquanto o bloqueio estiver em vigor, o perfil não pode tweetar, curtir ou retweetar conteúdo no Twitter, nem visualizar anúncios.

Todos esses perfis desabilitados eram contabilizados no seu número de seguidores, mas isso vai mudar a partir desta semana. Além disso, “a contagem de seguidores deve continuar a mudar com regularidade por conta do nosso trabalho contínuo para identificar e contestar proativamente contas suspeitas”, segundo a rede social. A redução deve ser de “quatro ou menos seguidores” para boa parte dos usuários, mas quem tem mais seguidores deve sentir uma queda mais significativa.

A empresa ressalta que as contas desabilitadas não necessariamente são robôs ou perfis de spam; eles já são derrubados automaticamente. “Na maioria dos casos, essas contas foram criadas por pessoas reais, mas não conseguimos confirmar que as pessoas que as abriram continuam acessando-as e controlando-as”, diz o Twitter.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados