Início / Notícias / Celular /

Cobertura de VoLTE da TIM chega em mais de 2 mil cidades

Operadora garante que todas as capitais do Brasil já contam com serviço ativado

André Fogaça

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A TIM anunciou hoje (16) que concluiu a meta de expansão do serviço de VoLTE (Voice over LTE, ou Voz Sobre LTE), alcançando mais de 2.000 cidades em todo o país. De acordo com a operadora, todas as capitais do Brasil já estão com o serviço ativado para todos os assinantes de qualquer plano pós ou pré.

Foto por crbertoldo/Pixabay

Atualmente a TIM conta com cobertura de 3.172 municípios do Brasil e é empresa com maior alcance em 4G no país, seguida pela Vivo com 2.986 cidades e depois a Claro e suas 1.775 localizações. Uma das possibilidades de uso das redes 4G é o VoLTE, que coloca as chamadas de voz nesta tecnologia e, com isso, aumenta a qualidade do áudio da ligação e não derruba a conexão para 3G ou 2G.

Outra vantagem é o consumo menor de bateria neste tipo de ligação, que leva até quatro vezes menos tempo para o estabelecimento da chamada entre os dois pontos. É fácil entender quando comparamos com o novo padrão de transmissão de TV no Brasil, já que assim como na TV digital não há chuvisco ou fantasmas na tela, no VoLTE não há chiados e o som recebe o título de alta definição. É por isso, pelo uso de dados, que geralmente uma ligação via WhatsApp tende a ter melhor qualidade.

Funciona no meu aparelho?

Por mais que a chamada utilize a rede de dados, os minutos são computados do pacote assinado ou dos créditos que ainda permitem a ligação. O único porém é que os dois lados precisam de aparelhos compatíveis, que incluem todos o iPhones desde o iPhone 5S e o SE

Nos Androids vão todos os aparelhos da linha G da LG desde o G4, todos os Moto Z e todos os Moto G desde a quarta geração (lançado em 2016), todos os Galaxy S desde o S6 e modelos mais simples como o Galaxy J1 Mini, J2 Prime, J5 Prime e Metal.