KDE sugere migrar para Linux após fim de suporte ao Windows 7

Organização iniciou campanha para incentivar uso do KDE Plasma como opção ao Windows 7

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 5 meses
KDE Plasma
KDE Plasma

Esta terça-feira (14) marca o fim de uma era: o Windows 7 deixou de receber suporte oficial da Microsoft, o que significa que a companhia não irá mais liberar atualizações de segurança para o sistema operacional. A solução é migrar para o Windows 10. Ou para o Linux: a KDE recomenda o seu próprio ambiente de trabalho, o KDE Plasma, como alternativa ao Windows 7.

O KDE Plasma suporta uma grande diversidade de temas, inclusive opções que são inspiradas no macOS ou no próprio Windows. Então, pelo menos com relação ao visual, o usuário não teria grande dificuldade para se adaptar.

Mas essa não é a principal razão para a KDE promover essa campanha, por assim dizer. A organização destaca que o Windows 7 ainda está presente em quase 30% dos desktops, por isso, o fim do suporte à versão pela Microsoft representa um risco de segurança para um grande número de pessoas que pode ser resolvido com o Linux.

“Ajudar os usuários a recuperar o controle sobre seus sistemas e proteger seus dados é precisamente o que as comunidades de Software Livre fazem de melhor, o que torna esta a oportunidade perfeita para ajudar os usuários do Windows 7 a migrar para algo mais interessante: a área de trabalho Plasma”.

A KDE não só convida os interessados a migrarem para o Linux como também pede que eles incentivem colegas, amigos e familiares a fazê-lo.

Que fique claro, para quem não está por dentro desse universo, que o KDE Plasma não consiste no sistema operacional em si, mas em um ambiente de trabalho com o qual você pode acessar numerosos recursos e softwares, como o LibreOffice, o Firefox e o Krita (para ilustração).

Quem quiser experimentar o KDE Plasma precisa rodar em seu computador uma distribuição Linux que traz esse ambiente como padrão ou permita a sua ativação durante o processo de instalação, por exemplo. Há várias delas. Entre as mais populares estão Debian, Fedora, Ubuntu (Kubuntu) e openSUSE.

Receba mais sobre KDE na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados