Fora do ar: WhatsApp, Instagram e Facebook estão instáveis nesta quarta-feira (1º)

WhatsApp, Facebook e Instagram caíram para usuários no Brasil e nas Américas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 8 meses
ícone do aplicativo do WhatsApp no iPhone

Não é problema só com a sua conexão à internet: os principais aplicativos do Facebook, incluindo o Instagram e o WhatsApp, estão apresentando instabilidades desde o fim da tarde desta quarta-feira (1º). Por volta das 18 horas, os três serviços tiveram picos de reclamações de quedas de usuários em todo o Brasil e em partes das Américas.

O WhatsApp e o Instagram figuram nos trending topics do Twitter, com numerosos relatos de falhas de conexão para enviar ou receber áudios, fotos e vídeos pelo aplicativo de mensagens. Em determinadas operadoras, também não é possível visualizar imagens no Instagram.

No Downdetector, que monitora quedas de serviços pelo mundo, as reclamações estão concentradas no Brasil e na América Latina, mas também há relatos de quedas do Facebook, Instagram e WhatsApp na Europa. Apesar disso, o site do Facebook para desenvolvedores, que exibe o status da plataforma em tempo real, não indica nenhum aumento nos tempos de resposta ou quantidade de erros nas últimas 24 horas.

Queda do WhatsApp no Brasil

A instabilidade acontece em meio ao aumento de tráfego na internet devido à pandemia de coronavírus, que fez as pessoas se isolarem em suas casas e elevou o uso de redes sociais e aplicativos de comunicação. Nos últimos dias, os pontos de troca de tráfego (PTTs) nacionais atingiram constantemente a marca recorde de 10 terabits por segundo durante as tardes.

O Tecnoblog entrou em contato com o Facebook para obter informações sobre a instabilidade. Às 19h05, a empresa emitiu o seguinte comunicado: “Hoje mais cedo, algumas pessoas podem ter tido problemas para visualizar imagens em nossos aplicativos devido a um erro de rede. Essa questão foi resolvida e os aplicativos estão funcionando normalmente”.

Atualizado às 19h06.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados