Uber anuncia Work Hub para motoristas encontrarem trabalho

Disponível nos EUA, Work Hub permite que motoristas da Uber encontrem trabalhos alternativos na crise

Emerson Alecrim
Por

O efeito não poderia ter sido outro: com tanta gente ficando em casa para se prevenir do coronavírus (Covid-19), a demanda por aplicativos de transporte despencou. É por isso que a Uber anunciou o Work Hub: a iniciativa permite que motoristas ligados à plataforma encontrem outros trabalhos enquanto o número de corridas estiver baixo.

Uber

As oportunidades de trabalho aparecem dentro de uma seção no aplicativo para condutores da Uber. Dependendo da região em que atua, o motorista poderá encontrar, por exemplo, pedidos do Uber Eats para transportar — como restaurantes em várias partes do mundo só podem fazer entregas, é de se presumir que a plataforma esteja experimentando um aumento de demanda.

Tem mais: o Work Hub também possui ligação com o Uber Works, plataforma disponível em algumas cidades que permite que empresas anunciem vagas temporárias ou trabalhos para freelancers. O Uber Freight, modalidade que tem foco sobre transporte de cargas, também é compatível com a iniciativa.

Mas o Work Hub não se limita ao ecossistema da Uber. A companhia também se compromete a divulgar oportunidades de trabalho em outras empresas, como Domino’s, Shipt e CareGuide. Obviamente, a quantidade de vagas varia de região para região.

Uber Work Hub

A própria Uber explica que a iniciativa é parte de seus esforços para combater os efeitos da pandemia, daí tamanha abrangência. Por conta disso, o Work Hub começou a funcionar nos Estados Unidos, mas também será disponibilizado em outros países, embora a companhia ainda não tenha dado detalhes sobre isso.

Apesar de bem-vinda, a ideia deve servir apenas como medida paliativa. Estima-se que, em grandes cidades, a quantidade de viagens na Uber tenha tido queda de 70%. É uma proporção tão grande que vai ser difícil disponibilizar trabalhos alternativos em quantidade suficiente para atender a todos os motoristas afetados.