Zoom anuncia 300 milhões de usuários diários e depois diz que errou

São 300 milhões de participantes no Zoom, não usuários; ações despencaram nesta quinta-feira (30)

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Zoom

Não está fácil para o Zoom. Além de ter que resolver os inúmeros problemas de segurança e privacidade, a empresa ainda precisou se retratar devido a um erro de informação: o aplicativo de reuniões em vídeo não tem 300 milhões de usuários diários, mas sim 300 milhões de participantes diários. E isso fez as ações da companhia despencarem 7,3% nesta quinta-feira (30).

Parece apenas um detalhe, mas um “usuário ativo diário” é um termo padronizado na indústria: ele só pode contabilizar uma pessoa uma única vez. Já a definição de “participante diário” abre espaço para que um indivíduo se transforme em dois, três ou mais, dependendo da quantidade de reuniões que participou, inflando os números.

A polêmica só veio a público depois de uma descoberta do The Verge, que notou que um artigo no blog oficial do Zoom foi silenciosamente editado pela empresa. Publicado no dia 22 de abril, o post relava o progresso da força-tarefa para corrigir os bugs do aplicativo, anunciava um salto de 50% no número de usuários em três semanas e citava o termo “usuários diários” incorretamente.

O texto do Zoom foi editado sem aviso dois dias após a publicação, em 24 de abril. Após ser contatada, a empresa disse que modificou a redação quando percebeu a falha, acrescentando que “este foi um erro genuíno de nossa parte”.

Não é a primeira vez que a empresa comete um “erro de informação”: o Zoom já foi fortemente criticado após a descoberta de que não tinha criptografia de ponta a ponta, diferente do que dava a entender. Além disso, o aplicativo de chamadas vazou e-mails de usuários e tinha uma política de privacidade que permitia coleta de dados para fins de publicidade.

Ai ai.

Receba mais sobre Zoom Meetings na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados