Apple diz que garantia de iPhones não será afetada por carregadores aprovados pela Anatel

EXCLUSIVO • Carregadores de terceiros, desde que sigam as regulamentações locais, como a homologação da Anatel, podem ser usados sem prejuízo à garantia dos iPhones

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 7 meses
Carregador de iPhone vendido no Brasil funciona na Europa
iPhone 12 Pro e carregador homologado pela Anatel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Apple esclareceu neste sábado (5) que os consumidores poderão usar carregadores de outras marcas em seus iPhones sem prejuízo à garantia original de fábrica, desde que os acessórios sejam certificados pela Anatel. O anúncio chega em meio à polêmica da retirada dos adaptadores de tomada da caixa dos iPhones, que fez a Apple ser notificada pelo Procon-SP.

Até então, o uso de carregadores de terceiros nos iPhones estava em uma zona cinzenta. O certificado de garantia dos eletrônicos da Apple informa que a empresa não se responsabiliza por “danos causados pelo uso de um componente ou produto de terceiros que não atenda às especificações do Produto Apple”. No caso dos adaptadores de tomada para iPhones, as tais especificações ainda não estavam claras.

Em comunicado exclusivo ao Tecnoblog, a Apple informa que “produtos de recarga compatíveis de terceiros que atendam aos regulamentos e padrões de segurança aplicáveis (por exemplo, produtos certificados pela Anatel) podem ser usados para carregar o iPhone; o uso desses carregadores não afetará a garantia do produto”.

iPhone 12 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
iPhone 12 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A Apple esclarece que, além do carregador original de 20 watts, que teve o preço reduzido, há uma série de produtos no mercado compatíveis com os iPhones. Todos os iPhones vendidos no Brasil funcionam com adaptadores de tomada existentes, cabos USB-A ou USB-C com conector Lightning e portas USB-A ou USB-C presentes em computadores. Os aparelhos também podem ser carregados por indução por meio de acessórios compatíveis com o padrão Qi ou o MagSafe.

Para a empresa, vender o iPhone 12 sem adaptador é “o certo a se fazer”. Segundo a Apple, a medida chega para preservar o meio ambiente e reduzir a emissão do lixo eletrônico, pois seus clientes já possuem o acessório em casa. A remoção do carregador da caixa dos iPhones e do Apple Watch fará a emissão de carbono diminuir 2 milhões de toneladas métricas, o “equivalente a remover 500 mil carros das ruas por ano”, diz a fabricante.

Procon-SP quer exigir que Apple forneça carregador

iPhone 12 Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
iPhone 12 Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O Procon-SP emitiu um comunicado na quarta-feira (2) informando que iria exigir que a Apple fornecesse o carregador do iPhone aos consumidores que pedissem. Para o órgão, o adaptador de tomada é “essencial para o uso do produto”, e é incoerente removê-lo da caixa “sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos”.

Além disso, para o Procon-SP, a Apple não demonstrava “que o uso de carregadores de terceiros não será usado como recusa para eventual reparo do produto durante a garantia”, ponto que foi esclarecido pela companhia neste sábado (5).

Ao Tecnoblog, a Apple informa que ainda não foi notificada oficialmente pela Fundação Procon-SP.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados