Google Play Música vai apagar todos os dados em fevereiro de 2021

Em e-mail para antigos usuários do Play Música, Google informa até quando será possível baixar músicas salvas na biblioteca

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube Music e Google Play Música no Android. (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
YouTube Music e Google Play Música no Android. (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google deu mais um passo para encerrar definitivamente o Play Música. A empresa, que interrompeu o acesso à plataforma em dezembro, está alertando usuários que músicas e outros dados armazenados nas contas serão apagados em 24 de fevereiro. Até lá, é possível baixar o conteúdo ou transferi-lo para o YouTube Music.

Inicialmente, o Google planejava permitir downloads e transferências de dados até dezembro de 2020. O prazo foi prorrogado, mas agora parece que não haverá uma nova extensão. A empresa afirma que, depois de 24 de fevereiro, os usuários não terão como recuperar as informações em suas contas no serviço de streaming.

O alerta foi feito em e-mail enviado para quem tem conta no Play Música. Uma mensagem publicada no Android Authority aponta que a plataforma identifica se o usuário já transferiu os dados ao YouTube Music. Mesmo que o processo já tenha sido realizado, o texto explica que é possível transferir os dados mais uma vez ou baixá-los por meio do Takeout.

Como salvar ou transferir dados do Play Música

Para manter os dados do Play Música, acesse music.google.com e siga uma das opções disponíveis. Com alguns cliques, a página permite transferir dados para o YouTube Music e baixar a biblioteca do antigo serviço de streaming pelo Takeout. Há ainda opções para antecipar a exclusão da biblioteca e do histórico de recomendações.

A transferência para o YouTube Music inclui todos os dados da biblioteca, incluindo playlists e uploads. O Takeout, por sua vez, também permite baixar essas informações, além de arquivos sobre estações de rádio, compras e histórico de pesquisa e reprodução no Play Música.

O encerramento do antigo serviço de streaming do Google acontece de forma gradual desde setembro de 2020. A plataforma interrompeu aos poucos o acesso dos usuários de diversos países até ficar totalmente indisponível em dezembro. O prazo de 24 de fevereiro para baixar os dados que ainda permanecem nas contas deve selar o último capítulo da plataforma.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados