Periscope chega ao fim nesta quinta-feira (1º)
App do Periscope não está mais disponível nas lojas do Android e iOS; vídeos antigos ainda podem ser vistos no Twitter e na web
É hora de dar adeus ao Periscope. Como reportamos em dezembro, o serviço pioneiro em transmissões de vídeo ao vivo pelo celular está sendo encerrado, enquanto seu legado ainda vive no Twitter. Segundo um comunicado, o motivo é o baixo uso nos últimos anos – agora que a maioria das funções básicas foram incorporadas ao Twitter Live – e o crescente custo de manutenção, o que tornou suas operações insustentáveis.
- Como fazer uma Live no Twitter [transmissão ao vivo]
- Como usar o Twitter [5 dicas para quem está começando]

Periscope (Imagem: Divulgação/Periscope)
Neste 1º de abril, o Periscope já não está mais disponível nas lojas de aplicativos do Android e do iPhone. O cadastro de novas contas já não era aceito nos últimos meses. Comprado pelo Twitter em 2015, o Periscope oferecia a possibilidade de realizar lives pelo smartphone, sem a necessidade de usar um PC, quando nem sonhávamos que isso seria uma febre.
This is it. Our final goodbye. Today is the last day the Periscope app will be available.
We leave you with our gratitude for all the creators and viewers who brighten the Periscope community. We hope to see you all live on Twitter.
— Periscope (@PeriscopeCo) March 31, 2021
O que foi compartilhado no Twitter ainda pode ser acessado
Segundo a carta aberta sobre o fim do Periscope, todo o conteúdo de transmissões ao vivo do serviço que foram compartilhados no Twitter permanecerão disponíveis no microblog.
Na web, o Periscope funcionará como um baú de lembranças, exibindo um arquivo de transmissões anteriores para cada perfil. Os usuários também poderão baixar um arquivo completo com seus próprios vídeos e informações por meio das configurações do Twitter.
A equipe do Periscope será realocada para o Spaces, que pretende surfar a onda de salas de áudio, popularizadas com o Clubhouse.