Correios Celular lança chip virtual eSIM com instalação remota

Operadora dos Correios usa rede da TIM e permite ativação de eSIM através de loja virtual; serviço é compatível com iPhone, Samsung Galaxy e Motorola RAZR

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Correios Celular passa a ter suporte a eSIM (Imagem: Reprodução)

A Correios Celular agora tem suporte ao eSIM, chip virtual que dispensa o uso do cartão físico para uso de planos móveis. A operadora virtual (MVNO), que utiliza a rede da TIM, iniciou as vendas da tecnologia e permite a habilitação de forma remota, sem a necessidade do consumidor se deslocar a uma agência dos Correios ou loja de operadora.

O eSIM nada mais é do que um substituto para o chip convencional, mas que funciona de forma virtual. A instalação é feita a partir da leitura de um QR Code, e após a habilitação o celular funciona normalmente. O padrão permite que aparelhos como o iPhone funcione com duas linhas de forma simultânea, mas também é compatível com alguns smartphones Android com entrada dupla para chip físico.

Outra vantagem do eSIM é que como o chip não é removível, fica mais fácil localizar o celular em caso de perda ou roubo. Por outro lado, o chip virtual não tem a comodidade do cartão físico, que permite trocar o smartphone de forma muito mais ágil.

eSIM dos Correios custa R$ 10 e pode ser comprado online

A venda do chip virtual já está disponível na própria loja online da Correios Celular. O revés é que a operadora virtual cobra R$ 10 pelo eSIM, mesmo preço do SIM Card físico. É uma pena que a empresa tenha optado por faturar com uma simples emissão de QR Code.

A Correios Celular também afirma que é a única operadora a oferecer o chip virtual em todos os planos. Isso não é verdade: Claro, TIM e até mesmo a Vivo já fornecem o eSIM para usuários do pré-pago, pós-pago, controle ou pós-pago PJ; das grandes teles, a Oi é a única que oficialmente não divulgou suporte ao novo padrão.

Uma vantagem da Correios Celular é que ela oferece a ativação de forma remota. Atualmente, a Claro é a única outra operadora que permite a compra de um novo eSIM via site, enquanto a TIM exige uma visita à loja da operadora. A Vivo também possui uma solução a distância, mas envolve conversar no WhatsApp com vendedores das lojas físicas.

Ativação do eSIM no iPhone (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Ativação do eSIM no iPhone (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Ainda não se sabe como fica a situação de clientes atuais da Correios Celular que têm chip físico e queiram migrar para o eSIM. A loja virtual só dá opção da venda do QR Code para ativação de novos planos, com um novo número.

Vale lembrar que a Correios Celular é uma operadora virtual que está debaixo da Surf Telecom, que mantém parceria com a TIM. No passado, a Intercel (do Banco Inter) também oferecia eSIM com ativação remota, mas a fintech encerrou o contrato com a fornecedora e deve iniciar um novo serviço em parceria com a Vivo.

De acordo com a Correios Celular, o eSIM é compatível com iPhones (XR ou superior), Samsung Galaxy (linhas S20, Note 20, S21, Z Flip e Z Fold 2) e Motorola RAZR.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados