iPhone X é modificado para trocar porta Lightning por USB-C

Projeto conduzido por estudante de engenharia cria protótipo de Apple iPhone X com conector USB-C no lugar da porta Lightning

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Diferentemente de celulares Android, o iPhone vem com uma porta Lightning há alguns anos. Mas como seria se o smartphone da Apple tivesse outro tipo de entrada? Ken Pillonel tem uma resposta: neste sábado (9), o estudante de engenharia robótica publicou um vídeo no YouTube de um iPhone X modificado com USB-C em ação.

O vídeo dá uma pequena prévia do protótipo do telefone em funcionamento. Pillonel demonstrou um iPhone X com porta USB-C sendo utilizado tanto para carregar a bateria quanto para conectá-lo ao seu MacBook para fazer a troca de dados entre ambos. Além disso, o estudante usou o mesmo cabo para ligá-lo em seu computador e no celular.

Segundo a descrição do vídeo, o projeto ganhou vida graças a um processo de engenharia reversa no conector Apple C94 para fazer uma placa de circuito flexível com porta USB-C. “Em seguida, os esquemas para o projeto foram definidos e testados e a etapa final foi fazê-lo caber dentro do iPhone”, afirmou.

Os detalhes sobre o desenvolvimento do projeto serão revelados em outro vídeo. Mas já é possível ter uma noção de como seria um iPhone com o mesmo conector de boa parte dos celulares Android e MacBooks. Assim, seria possível usar o mesmo carregador do notebook ou o acessório de um Galaxy S21, por exemplo, para carregar a bateria.

Confira o projeto de Ken Pillonel, mestrando em robótica no Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL, em inglês), na Suíça, em ação:

União Europeia quer iPhone com USB-C

O projeto revelado neste fim de semana não é indício de que haverá um iPhone com USB-C nas prateleiras em breve. A Comissão Europeia, por outro lado, quer obrigar a Apple a lançar um celular com o conector, em vez do Lightning, em até dois anos. É o que aponta um comunicado veiculado no fim de setembro.

O posicionamento da divisão antitruste da União Europeia (UE) é parte de uma proposta de lei para padronizar a entrada de eletrônicos de consumo em geral, incluindo celulares. A ideia, segundo as autoridades europeias, é que os dispositivos utilizem a porta USB-C. Assim, seria possível reduzir a quantidade de lixo eletrônico existente.

Mesmo assim, a Apple já adere ao padrão USB-C em alguns de seus produtos. Além dos MacBooks mais recentes, que utilizam o conector até para carregar a bateria, a entrada também aparece nos iPads, como é o caso do novo iPad Mini de 6ª geração. O iPad de 9ª geração, no entanto, ainda possui porta Lightning, como os iPhones e AirPods.

Com informações: Apple Insider e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados