Exynos 2200: chip de celular com gráficos da AMD é anunciado pela Samsung

Novo processador da Samsung, Exynos 2200 marca sua estreia com a arquitetura AMD RDNA 2; chip deve ser levado ao Galaxy S22

Bruno Gall De Blasi
Por
Exynos 2200 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Os próximos celulares de topo de linha da Samsung virão com potência extra: a fabricante apresentou nesta terça-feira (18) o seu novo processador Exynos 2200 com gráficos da AMD, fruto de uma colaboração entre as duas empresas. O chip deve começar a equipar os smartphones da marca em breve, como o Galaxy S22.

O novo processador feito em processo de quatro nanômetros (EUV) se destaca pelos gráficos da AMD. O lançamento traz a GPU Xclipse com a arquitetura AMD RDNA 2, novidade que será responsável por levar alguns recursos novos aos celulares e tablets com o chip. Entre eles, está o ray tracing e o sombreamento de taxa variável (VRS), dois incrementos que tendem a chamar a atenção do público gamer.

“A GPU Xclipse é um processador gráfico híbrido único que está posicionado entre o console e o processador gráfico móvel”, anunciaram. “Xclipse é a combinação de ‘X’ que representa Exynos e a palavra ‘eclipse’. Como um eclipse, a GPU Xclipse encerrará a antiga era dos jogos para dispositivos móveis e marcará o início de um novo capítulo empolgante.”

Exynos 2200 tem arquitetura AMD RDNA 2 (Imagem: Reprodução/AMD/YouTube)
Exynos 2200 tem arquitetura AMD RDNA 2 (Imagem: Reprodução/AMD/YouTube)

Exynos 2200 tem núcleos Armv9 e filma em até 8K

De resto, o processador utiliza núcleos Armv9. A fórmula é liderada por um Cortex-X2, que vai cuidar das tarefas mais intensas, e três Cortex-A710, que vai reunir performance e eficiência em um núcleo só. O chip ainda terá quatro Cortex-A510 para atividades que não requerem muita potência para serem executadas.

O processador de imagem (ISP) traz suporte às câmeras de 200 megapixels. “A 30 frames por segundo (fps), o ISP suporta até 108 MP no modo de câmera única e 64 MP + 36 MP no modo de câmera dupla”, afirmaram. “Ele também pode conectar até sete sensores de imagem individuais e conduzir quatro simultaneamente para configurações avançadas de várias câmeras”. O chip ainda filma em 4K HDR ou em 8K.

O lançamento também oferece suporte a recursos de inteligência artificial (IA). Em relação ao 5G, a Samsung informa que o chip integra um modem com suporte às frequências abaixo de 6 GHz (Sub-6) e mmWave. A fabricante sul-coreana informa que o modem pode chegar a velocidades de até 10 Gb/s.

Linha Galaxy S22 pode ter edições com Exynos 2200 e Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: Reprodução/Evan Blass)
Linha Galaxy S22 pode ter edições com Exynos 2200 e Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: Reprodução/Evan Blass)

Galaxy S22 deve ter variante com o novo chip

A Samsung deve lançar mais de 60 celulares ao longo de 2022, de acordo com o The Elec em novembro, o que deve dar, em média, um lançamento por semana. Desses todos, 20 devem vir com o novo Exynos 2200, como a linha Galaxy S22. Os tablets da linha Galaxy Tab S8 também devem trazer o novo processador da marca. 

Espera-se que a Samsung revele três celulares da nova família em fevereiro. No caso do Galaxy S22 e S22+, o design deve se manter o mesmo. Já o Galaxy S22 Ultra tende a ganhar características da linha Note, como o espaço para guardar a S Pen. Os celulares também devem ter uma edição com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1.

Os chips próprios da marca também devem equipar intermediários das linhas Galaxy A e Galaxy M. Mesmo assim, metade dos lançamentos da Samsung em 2022 deve vir com processadores da Qualcomm. Outros 14 modelos Galaxy podem trazer chips da MediaTek e mais três podem pintar com processadores Unisoc.

“O Exynos 2200 está atualmente em produção em massa”, anunciaram.

Com informações: Samsung e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados