Windows 11 terá novo gerenciador de tarefas com melhorias no visual

Microsoft prepara uma nova versão do gerenciador de tarefas para o Windows 11 com mudanças no visual e modo escuro (dark mode)

Bruno Gall De Blasi
Por
Novo gerenciador de tarefas do Windows 11 aparece em atualização para desenvolvedores (Imagem: Reprodução/Twitter/FireCubeStudios)

Windows 11 vem ganhando novos recursos e melhorias no visual de tempos em tempos. A bola da vez ficou para o gerenciador de tarefas, que recebeu mudanças no design para torná-lo mais próximo da identidade visual da nova versão do sistema operacional da Microsoft. A atualização, no entanto, ainda não está disponível a todos.

A alteração deu as caras na compilação de número 22538, liberada nesta quarta-feira (19). Sem deixar muitos rastros, o pacote traz uma nova versão do programa para gerenciar tarefas. Mas, para utilizá-lo, é preciso fazer uma alteração no sistema pela ferramenta ViveTool, usada ativar funções ocultas do Windows – por sua conta e risco.

A novidade foi revelada no Twitter no mesmo dia da liberação da nova build. Em uma das publicações, é informado que a nova versão do gerenciador de tarefas é baseada no Fluent Design. O tweet ainda relata que o aplicativo está escondido e que está praticamente quebrado. Ainda assim, demonstra que a Microsoft está, de fato, preparando uma nova versão para o software.

Outro usuário afirmou que o novo gerenciador de tarefas deve chegar em breve e citou a hashtag #WindowsInsiders. Assim como no caso anterior, ele também publicou uma captura de tela. Em comum, as imagens dos dois perfis mostram que as abas foram movidas da parte superior do app para a lateral. As janelas também ganharam as extremidades arredondadas, seguindo a linguagem visual do Windows 11.

Novo gerenciador de tarefas do Windows 11 terá mudanças no visual (Imagem: Reprodução/Twitter/XenoBetaStuff)
Novo gerenciador de tarefas do Windows 11 terá mudanças no visual (Imagem: Reprodução/Twitter/XenoBetaStuff)

Windows 11: gerenciador de tarefas ganha modo escuro

O modo escuro (dark mode) também marca presença na nova versão do gerenciador de tarefas que foi liberado na build 22538 para participantes do programa Windows Insider (canal Dev). De resto, a lista de processos, usuários, detalhes, serviços e afins continuam as mesmas. Mas a data de lançamento da novidade permanece no mistério.

A nova compilação do sistema ainda trouxe outras novidades. Segundo a Microsoft, a build 22538 traz a possibilidade de controlar o teclado virtual com a voz, melhorias no alternador de apps (Alt + Tab) e outros incrementos ao sistema operacional. Também não se sabe quando a versão estável da atualização será liberada ao público.

Com informações: FireCube (Twitter)MicrosoftXDA-Developers e Xeno (Twitter)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados