Veja como fica a cobertura da Claro, TIM e Vivo com a compra da Oi Móvel

Com venda da Oi Móvel, cobertura da Claro, TIM e Vivo cresce em número de cidades; TIM tem maior rede, enquanto Claro é a nacional com menor 4G

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 4 meses
Aprenda a bloquear o chip em caso de perda ou roubo
Chips de operadoras de celular (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Você provavelmente já sabe que a Oi Móvel foi vendida. A tele fatiada tinha a menor rede entre as quatro competidoras, mas ainda assim tinha presença em municípios não-atendidos pelas compradoras. Confira como ficam as estatísticas de cobertura de celular da Claro, TIM e Vivo após a incorporação da rede da Oi.

O Teleco reuniu os dados de cobertura das operadoras brasileiras, e incorporou as cidades que eram atendidas apenas pela Oi Móvel na lista de municípios atendidos por cada compradora. Veja como era e como ficou:

OperadoraCidades atendidas sem a OiCidades atendidas após compra da Oi
TIM5.004 municípios5.235 municípios
Vivo4.957 municípios5.046 municípios
Claro4.503 municípios4.613 municípios
Municípios cobertos com pelo menos uma tecnologia (2G, 3G e/ou 4G)

Até a conclusão do negócio, a Oi tinha presença com telefonia móvel em 3.611 municípios, sendo a menor rede entre as grandes competidoras. A situação era crítica considerando que a maioria das cidades era atendida apenas com tecnologia 2G, que não permite boa experiência de internet móvel; o 4G, por exemplo, existia em apenas 1.043 localidades.

No novo cenário, a TIM se consolida como a operadora com o maior número de cidades cobertas com celular no Brasil. O problema é que boa parte das novas localidades possuem apenas 2G: houve salto de 250 municípios atendidos com a tecnologia antiga.

Cobertura da Oi Móvel ainda não foi integrada

É importante destacar que a integração entre a rede da Oi com as compradoras ainda não aconteceu. O negócio foi concluído em 20 de abril de 2022, e a migração pode demorar até 18 meses, conforme o prazo estabelecido pela Anatel.

As operadoras já iniciaram os trâmites de migração. Clientes da Oi do interior de São Paulo que serão transferidos para a Claro já podem utilizar a rede da nova tele através de roaming. O mesmo acontece com a TIM, que já cobre os clientes da Oi Móvel em alguns DDDs.

Claro tem menor rede 4G e fica distante da Vivo e TIM

O Brasil agora tem apenas três grandes operadoras, e a Claro ocupa tomou o posto de tele com a menor quantidade de municípios cobertos com celular. Ela chega a 433 cidades a menos que a vice-líder Vivo, e 622 localidades atrás da TIM.

Quando se trata de 4G a distância fica ainda maior: a TIM lidera o mercado com 4.891 cidades atendidas com a tecnologia, enquanto a Vivo mantém o segundo lugar com 4.577 localidades. A Claro aparece bem atrás, com 3.067 municípios — diferença de mais de 1.800 cidades para a operadora italiana.

Se a Claro não melhorar a expansão do 4G, a diferença para as demais ficará ainda maior. A TIM se comprometeu a levar serviços de quarta geração para todos os 5.570 municípios brasileiros até o final de 2023.

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados