Samsung perde liderança de TVs premium para Huawei na China

Nos dois últimos anos, empresa coreana diminuiu o envio desse tipo de TV no país asiático, deixando o posto de primeiro lugar

Ricardo Syozi
Por
TV Samsung Neo QLED QN90B com 88 PPI

Após dominar o mercado chinês por bastante tempo, a Samsung perdeu a liderança no país no quesito TVs premium. Ela saiu de 20% do market share em 2019 para 10% em 2021. Ou seja, uma queda substancial. Enquanto isso, a Huawei foi pelo caminho oposto. A companhia chinesa tinha 10% em 2019, mas alcançou os 20% em 2021 no ramo.

Segundo analistas da DSCC (Display Supply Chain Consultant), a participação de mercado, ou market share, da Samsung caiu abaixo de 20% pela primeira vez durante o quarto trimestre de 2020 e até 13% no quarto trimestre de 2021.

O principal motivo disso, na opinião da firma, é o aumento nos preços dos aparelhos.

A informação trazida pelo site The Elec, afirma que essa queda tira a empresa da Coreia do Sul do topo do mercado da China. Além disso, as companhias TCL e Hisense também sofreram perdas no mesmo período. Já a LG Electronics se manteve com uma fatia de 3%.

Por outro lado, a Huawei acabou abocanhando esse espaço da Samsung. No momento de publicação desta matéria, a chinesa é a nova número um em seu país. A dúvida que fica é se esse cenário será mantido por muito tempo ou se novas mudanças poderão ocorrer em 2022 e 2023.

O que é uma TV Premium?

Não é apenas o preço que define se um aparelho de televisão é considerado premium ou não. Segundo os analistas da firma DSCC, esse tipo de item inclui painel de cristal líquido (LCD) com pontos quânticos, TVs LED com backlight, TVs 8K e televisões OLED.

Alguns exemplos modernos são:

  • Samsung Neo QLED QN90B;
  • Samsung Smart TV QLED 8K Q800T;
  • OLED LG Evo G1;
  • TCL QLED TV C825.

Vale ressaltar que a Huawei não atua no mercado brasileiro de TVs. Com isso, a liderança é dividida entre Samsung e LG, mas sugiro não ignorar os itens oferecidos pela TCL.

Qual a sua marca preferida? Há alguma empresa que oferece bons produtos, mas que é pouco mencionada? Conta pra gente!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados