O que é miniLED e qual a diferença para o microLED?
Otimização; saiba o que é miniLED e qual a diferença para o microLED e como essas tecnologias são comparadas ao OLED

Há algum tempo, ouvimos falar muito das novas telas OLED que foram implementadas pelos iPhone 11 e 12 e Apple Watch. Agora, temos outras tecnologias que prometem superar a qualidade OLED. Veja abaixo, o que é miniLED e qual a diferença para o microLED e como essas tecnologias podem otimizar as telas dos smartphones e smartwatches e televisores.
O que é miniLED e qual a diferença para microLED? (Imagem: Chauhan Moniz/Unsplash)
Os visores realimentados por LED tradicionais têm de várias dezenas a várias centenas de LEDs. Como o nome sugere, os monitores miniLED usam luz de fundo miniaturizada e podem apresentar mais de mil zonas de escurecimento local de matriz completa (FALD), ampliando o contraste. Vantagens do miniLED:
O microLED tem uma ordem de grandeza menor do que o miniLED e são tão pequenos quanto 1/100 do tamanho de uma realimentação LED tradicional em um display LCD. Eles vão além com os benefícios que o miniLED tem em relação aos monitores LCD alimentados por LED padrão e podem fornecer brilho 30x maior em comparação com o OLED.
Seu grande problema é sobre a fabricação de telas microLED de alta qualidade, pois dedica-se um LED para cada pixel de uma tela. O microLED é onde se encolhe até a escala de dezenas de mícrons, inserindo um em cada pixel.
É muito menor e mais difícil de fazer. É mais difícil colocá-los fisicamente onde é desejado que estejam. A fabricação é mais difícil do que os próprios LEDs para que tenham um bom desempenho.
MiniLED e microLED são bastante diferentes. O primeiro baseia-se na tecnologia LCD usando diodos menores para as luzes de fundo. O microLED é uma evolução do OLED, usando LEDs individuais vermelhos, verdes e azuis ainda menores e mais brilhantes para emitir luz colorida diretamente.
Cada pixel produz sua própria luz com microLED, enquanto o miniLED ainda usa uma matriz de LCD para filtrar a luz de fundo, mas a luz de fundo oferece mais controle do que um LCD tradicional.
Agora já entendemos o que é miniLED e qual a diferença para o microLED, basta aguardar a evolução na questão de confiabilidade na produção do microLED.
Com informações: Android Authority, Indian Express, 9 to 5 Mac.