Aleluia: recurso nativo para agendar posts no Instagram está mais próximo

Você não vai precisar de aplicativos de terceiros só para agendar uma publicação no seu Instagram; ferramenta ainda está em fase de testes

Bruno Gall De Blasi
Por
Logotipo do Instagram

Instagram finalmente começou a liberar uma ferramenta para agendar publicações. Alguns usuários da rede social receberam a opção para disponibilizar uma foto ou vídeo no feed em outro momento. Com a atualização, os usuários não dependem mais de ferramentas externas para fazer a programação.

Os detalhes partem de um tweet feito por Matt Navarra. Na terça-feira (18), o consultor de redes sociais revelou uma captura de tela com a ferramenta em funcionamento. Através dela, os usuários poderiam escolher a data e a hora de publicação para fazer o agendamento da publicação no feed.

A novidade também foi confirmada pelo Instagram nesta quarta-feira (18). Ao Mashable, a rede social informou que está testando o recurso com uma pequena parcela de usuários (infelizmente, não faço parte do grupo de sortudos). Em outras palavras: ainda não está disponível para todos. No entanto, é possível que a Meta amplie a distribuição do update nas próximas semanas.

Vale lembrar que esta não é a primeira aparição da ferramenta. Em agosto, o desenvolvedor Alessandro Paluzzi encontrou vestígios da opção para agendar publicações. O recurso, no entanto, ainda não estava disponível aos usuários da rede social de fotos e vídeos.

Instagram experimenta opção para agendar publicações (Imagem: Reprodução/Matt Navarra/Twitter)
Instagram experimenta opção para agendar publicações (Imagem: Reprodução/Matt Navarra/Twitter)

Como funciona o agendamento de posts do Instagram?

Por enquanto, não há muitos detalhes sobre o funcionamento do recurso. Mas, pelo Twitter, o usuário @WFBrother relatou que a ferramenta de agendamento está disponível na seção “Configurações avançadas”, na hora de preparar a legenda do post que será levado ao feed da rede social. A nova função é identificada pela opção “Agendar esta publicação” (em tradução livre).

Em seguida, o aplicativo exibe as opções de agendamento. Na imagem do Instagram para Android, o app disponibilizou uma roleta para selecionar o horário a ser programado. Na descrição, a rede social informa que o sistema vai utilizar o fuso horário definido nas configurações do celular.

Não há previsão de lançamento do recurso a todos os usuários.

Com informações: Mashable e Matt Navarra (Twitter)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados