Proton Mail, focado em privacidade, vai ganhar recursos que lembram o Gmail

Novo Proton Mail permitirá agendar emails, classificará mensagens automaticamente e terá mais integração com outros serviços

Emerson Alecrim
Por
Proton Mail (imagem: reprodução/Proton)
Proton Mail (imagem: reprodução/Proton)

A Proton tem serviços de agenda, VPN e armazenamento de arquivos, mas o seu carro-chefe é o Proton Mail. Nesta semana, a empresa anunciou uma atualização para o serviço que o deixará mais próximo do Gmail. Entre as novidades estão funções para agendar envios e categorizar mensagens automaticamente.

Talvez a turma da Proton não goste da comparação com o Gmail. Afinal, o Proton Mail sempre foi uma resposta para quem procura um email mais seguro e focado em privacidade do que o serviço do Google.

Porém, o conjunto de recursos anunciados pela empresa faz o Proton Mail ter um modus operandi similar ao do Gmail. Essa é a percepção do TechCrunch. E eu concordo com ela. Mas essa não chega a ser uma notícia ruim.

Há vários recursos novos a caminho. Todos já existem no Gmail, de um modo ou de outro. Começa com a função para agendar o envio de mensagens. Também será possível criar um lembrete para responder a um email ou ocultá-lo por um tempo determinado.

Classificar mensagens automaticamente em categorias como redes sociais é outra funcionalidade prometida. Permitir pesquisas de email nos aplicativos móveis do Proton Mail também. Isso será possível por meio do download criptografado das mensagens para um índice no dispositivo do usuário, sem haver comprometimento da privacidade.

Integração com outros serviços

Algo que o Google faz muito bem é integrar os seus serviços. O Proton Mail vai seguir pelo mesmo caminho. Por exemplo, se o anexo de um email exceder o limite de 25 MB, o arquivo será transferido automaticamente para o Proton Drive e enviado ao destinatário na forma de um link seguro.

O recurso Single Sign-On também fará parte do quesito integração. Por meio da novidade, o usuário poderá acessar todos os serviços da Proton no celular fazendo login em apenas um deles.

Seria estranho se a Proton não desse atenção aos fatores segurança e privacidade. Nesse sentido, a companhia promete integração do Proton Mail com o SimpleLogin. Este último é um serviço de alias de email adquirido pela Proton em abril deste ano.

Proton Mail (imagem: divulgação/Proton)
Proton Mail (imagem: divulgação/Proton)

Para quando?

O anúncio desses recursos foi feita nesta semana, mas a Proton não deu data para liberá-los a todos os usuários. Sabe-se apenas que a nova versão do Proton Mail será liberada em 2023. O mesmo vale para uma nova versão do Proton Calendar.

Vale lembrar que a Proton oferece um pacote gratuito que inclui 1 GB de capacidade no Proton Mail, 1 GB no Proton Drive, além de conta no Proton VPN e Proton Calendar.

Existe um plano intermediário que, por US$ 4,99 mensais, adiciona recursos e aumenta as capacidades de armazenamento para 15 GB. Custando US$ 11,99 por mês, o plano Proton Unlimited trabalha com 500 GB e oferece ainda mais funções. Também há planos para organizações.

Todas as opções trazem os recursos de privacidade que são o chamariz da Proton, entre eles, a criptografia de emails.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados